Devido às obras de acesso sul da nova ponte Pontal/Centro de Ilhéus-Ba.,foram indenizadas 92 residencias, ao longo da orla oceânica do bairro. Todas as casas da antiga Marambaia, parte da R. do Me Ache, Nova Brasília e escola estadual Padre Palmeiras, no final da Lomanto Jr, estão sendo, ou já foram demolidas. Apesar de alguns blogs terem expressado a satisfação de uns, pelo advento dessa grande obra da cidade , a maioria esmagadora, não trocaria o preço da desapropriação pelo valor do benefício e importância da localidade, pelos residentes especialmente os nativos.

Resultado de imagem para ponte ilheus pontal obra

O sol do amanhecer, a lua ao anoitecer, o brilho das estrelas, o mar espelhando reflexos de um céu fenomenal, seja com sol ou em momentos chuvosos. Além do mais, eles tinham a praia do sul, na porta, pontos de pescaria de peixe ou de siri, sem qualquer embarcação, o vai e vem de imensos navios de cruzeiro, seja vindos do norte ou indo para o sul. O voo das aeronaves era questão de virar o rosto para a direita onde está a cabeceira da pista do nosso aeroporto.

Resultado de imagem para ponte ilheus pontal obra

O coqueiral plantado por quem ali vivia, proporcionava sombras onde se sentavam para apreciar o arrebol, a palha das suas palmas cobriam algumas cabanas rústicas, mobiliadas com móveis reciclados ou bancos rústicos. Era o ponto de encontro deles todos, para um merecido descanso da lida das donas de casa e o repouso dos pais de família de volta do trabalho. Sem a importância que a rua merecia, virou lugar comum. Até a criançada fica cerceada do direito de não mais poder jogar bola, peão, gude e outras recreações que faziam na porta. Com esse tal ímpio progresso, o que era espaço de lazer e convivência humana será usado como pista de rolamento da estrada BA 001.

Resultado de imagem para ponte ilheus pontal obra

A bela paisagem, vizinha de frente daquela gente humilde, deixa de ser privilégio deles, para encher os olhos dos que passarão de carro, desumanizando o lugar. Triste destino de quem jamais pensou que as cifras fossem expurga-los da tranquilidade de ventos frescos, da ressaca do mar transformada em spray salitroso que tanto faz bem para ao corpo, atualmente transformado em saudade.

Ver a imagem de origem

Esta é nossa introdução do histórico dos que ainda atônitos, mergulham em um eterno pesadelo que para muitos, devido à idade, sucumbirão com eles para a eternidade, como hoje aconteceu com o Sr. Cosme, nascido naquele paraíso há 68 anos.

SAUDOSA MALOCA.