Embora a forte chuva tenha impedido a II Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul, na manhã do último domingo, dia 11, a subseção de Ilhéus da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou as demais atividades programadas para o evento, no Clube Social. Foram promovidas aulas de alongamento, zumba e outros ritmos, seguido de café da manhã e sorteio de brindes, atendimentos de acupuntura auricular, aferição de pressão, teste de glicemia, além de massoterapia.

Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, a ação de prevenção aos cânceres de mama e da próstata foi promovida pela diretoria da OAB, através da Comissão da Mulher Advogada, Comissão de Eventos e Conselho da Jovem Advocacia, e pela Nova Caab (Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia). As camisetas disponibilizadas foram adquiridas por meio da entrega de alimentos não perecíveis, sendo que mais de 300 quilos foram arrecadados e serão destinados a instituições de caridade locais, em data a ser divulgada pelo presidente da OAB, Marcos Flávio Rhem.

Mais de 200 pessoas, mesmo sob forte chuva, prestigiaram o evento. Segundo o presidente da entidade, Marcos Flávio, o ato superou as expectativas. “Foi um evento prestigiado por toda classe, que proporciona às pessoas a conscientização pela importância da prevenção ao câncer, além da prática da atividade física, para que possamos ter uma vida mais saudável, com expectativa de vida cada vez maior em nosso país”, acrescentou.

A diretora da Atenção Básica da secretaria de Saúde do município, Érica de Jesus, presente nas atividades, salientou a relevância da OAB em somar esforços na luta contra os cânceres. “É preciso a mobilização de todos para que tenhamos cada vez mais consciência que o câncer de mama e de próstata matam se não forem diagnosticados no seu início e devidamente tratados”, disse.

Agradecimentos – O presidente Marcos Flávio ressaltou a ajuda indispensável que o município de Ilhéus deu para que o evento fosse viabilizado. “Enfim, uma série de parceiros que acreditam no nosso trabalho e fazem com que, a cada ano, esse evento se consolide. Esperamos que no próximo ano tenhamos nova edição do outubro Rosa e Novembro Azul”, concluiu.

O ciclo de atividades também contou com palestras realizadas na última sexta-feira, 9, no auditório Israel Nunes, na sede da Instituição, ministradas por médicos e profissionais da área de saúde alertando para a importância da prevenção das doenças.