Com lágrimas nos olhos ao lembrar massacres recentes no país, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na última terça (5) um pacote de medidas para aumentar o controle de armas de fogo. Entre elas, checagens mais rigorosas dos antecedentes de quem compra armas e a exigência de licenças de todos os que as vendem.

Sem apoio do Congresso, controlado pela oposição republicana, Obama recorreu a seu poder como presidente para apresentar as medidas em ordens executivas, que não passam pelo Legislativo.

O fracasso em aprovar leis mais rígidas de controle de armas é uma dos grandes frustrações de Obama, que entra em seu último ano na Casa Branca colocando urgência numa discussão altamente politizada.

Obama se emocionou ao lembrar massacres praticados por atiradores, especialmente o que deixou 28 mortos numa escola do estado de Connecticut em 2012, sendo 20 crianças. “Toda vez que eu penso naquelas crianças eu fico com raiva”, disse o presidente, após fazer uma pausa e secar as lágrimas com a mão.