O presidente norte-americano, Barack Obama, disse neste sábado (7) que o país é “um lugar melhor hoje” do que quando ele se formou na universidade há 30 anos e considerou sua eleição “um indício de como as atitudes mudaram” ao longo dos anos.

Mas desigualdades ainda persistem, disse em discurso aos formandos da classe de 2016 da Howard University. A instituição desempenhou importante papel no Movimento dos Direitos Civis dos negros nos EUA.

CEOs – Obama destacou que não havia CEOs negros no ranking das 500 maiores empresas da Fortune e poucos juízes eram negros quando a Columbia University entregou a ele o diploma de bacharelado, em 1983.

“Muitos nem mesmo pensavam que os negros tinham o que era preciso para ser quarterback (jogador de futebol americano)”, afirmou o presidente. “Quando eu estudava, o principal herói negro na TV era o Mr. T Rap e o hip-hop era uma contra cultura.”

Mas Obama ressaltou que ainda há problemas a serem tratados. “O racismo persiste, a desigualdade persiste”, disse. Ele convocou os 2.300 graduandos da Howard University a agir para solucionar essas deficiências.

Obama advertiu para desigualdades de renda, questão na campanha presidencial de seu sucessor em novembro deste ano, disparidades em desemprego, salários e justiça criminal. O presidente listou, ainda, doenças e conflitos ao redor do mundo, além de mudanças climáticas, terrorismo e outros assuntos que precisam de atenção.