Jovens participam neste final de semana da quinta edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá de Ilhéus. O evento acontece de 19 a 22 deste mês, na praia do Batuba, em Olivença, com atividades esportivas, desfile, premiação e show musical. A abertura oficial está programada para as 16 horas desta quinta-feira, com credenciamento e apresentação das equipes. À noite haverá evento cultural.

O objetivo é reunir estudantes e famílias indígenas distribuídas pelas aldeias da região e escolas da localidade, visando preservar a cultura indígena e manter convivência harmônica com a sociedade. A iniciativa conta com competições de arco e flecha, arremesso de tacape, futebol, zarabatana, natação, luta corporal, corridas de tronco e rústica, dentre outras modalidades esportivas nas categorias masculina e feminina.

Os jogos têm o patrocínio do governo da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Programa Educar para Transformar e Centro de Culturas Populares Identitárias da Bahia.

De acordo com os organizadores, os Jogos Indígenas Tupinambá abrem um espaço para a vivência da cultura e afirmação de identidade de ser índio, visando construir uma comunidade mais consciente da sua origem étnica e de sua relação com as demais sociedades.