O Relator Especial da ONU sobre a Liberdade de Reunião Pacífica e Associação, Clément Voule, vai pedir explicações ao governo brasileiro sobre a condenação de 23 ativistas que participaram de protestos no Rio de Janeiro em 2013 e 2014.

Ele também pedirá informações sobre a conduta da polícia na repressão dos protestos e sobre os dispositivos legais que permitiram essa atuação.

Voule participou, nesta quarta-feira, da exibição do documentário Operações de Garantia da Lei e da Ordem, dirigido pela cineasta Julia Murat, que fala sobre as manifestações realizadas no Rio de Janeiro naqueles anos e sobre as prisões de centenas de manifestantes, acusados de vandalismo.

Apesar de não ter conhecimento prévio sobre o caso após a exibição da obra ele ouviu o depoimento de alguns dos 23 ativistas.

Os 23 ativistas foram condenados nesta segunda-feira pelo juiz Flavio Itabaiana da 27 ª Vara Criminal do Rio de Janeiro  a sete anos de prisão em regime fechado pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção de menores.

Eles chegaram a ser presos às vesperas da final da Copa do Mundo em 2014 , acusados de planejar protestos violentos para o dia da partida entre os condenados está a professora Rebeca Martins de Souza.

Apesar da condenação, os ativistas não tiveram sua prisão decretada e vão poder aguardar o julgamento do recurso em liberdade.