Na noite de quinta-feira, ontem, 26, no auditório do Premier Business Center, foi apresentada a empresários locais e profissionais que atuam na área turística e hoteleira de Ilhéus, a organização Impact Travel Alliance (ITA), uma comunidade global, sem fins lucrativos, voltada aos agentes de mudança, com o objetivo de melhorar o mundo, através de negócios e viagens de lazer. Estiveram presentes, o secretário de Relações Institucionais, Sérgio Souza, que representou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e a Diretora de Eventos Turísticos da Setur, Tatiara Santos.

A Impact Travel Alliance Ilhéus atuará em conjunto com a rede mundial visando atender as necessidades regionais, agregando valor social e ecológico ao turismo com um potencial impacto positivo global. O evento contou com palestras voltadas para o mercado local.

Uma das palestrantes da noite foi feita pelo presidente do Costa do Cacau Convention & Visitours Bureau, Marco Lessa, que falou sobre o turismo sustentável na cadeia de produção do chocolate. Outra palestrante foi Maria Morais, coordenadora de projetos da Cooperbom Turismo, que abordou o turismo voluntário e o impacto social positivo.

A organização está presente em mais de 30 cidades pelo mundo. No Brasil, existem duas sedes, uma em São Paulo e agora em Ilhéus. No lançamento oficial, além de apresentar uma agenda com diversos eventos direcionados a questões e temas que podem impulsionar o turismo sustentável em Ilhéus e região, foram divulgados treinamentos e cursos que objetivam capacitar pessoas e profissionais do setor turístico.

Segundo Maria Morais, liderança da organização na cidade, a comunidade é formada por mais de 20 mil profissionais de viagens ao redor do mundo com um único proposito: melhorar o mundo através do turismo sustentável. “Vamos atuar em rede, apoiando as redes existentes e atraindo apoio de redes internacionais para trabalharmos juntos as demandas da cidade, no que tange ao turismo e seus segmentos” pontuou.

De acordo com Maria, o diferencial do trabalho está na busca da transformação do turismo de massa. O turismo voluntário não é um conceito novo, porém, ele transforma e estimula a economia da região. “O voluntariado entra nesse processo como ferramenta, porque cada um de nós tem uma habilidade, um talento. Somados esses talentos, nós vamos impactar positivamente as nossas comunidades”, finalizou.