Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta sexta-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) criticou  algumas prestadoras de serviços no Congresso Nacional, responsáveis pela contratação de cerca de 7 mil trabalhadores terceirizados, que têm adotado, segundo o parlamentar, gestões que precarizam as condições de trabalho.

Como apontou o senador, algumas dessas empresas têm se recusado a fornecer vale-transporte para quem mora na região do entorno do Distrito Federal. Além disso, querem diminuir o valor do ticket-alimentação de R$ 32,50 para R$ 22.

Paim anunciou que realizará uma nova audiência na terça-feira (19) para tratar desse assunto. Disse também que pretende se reunir com o presidente do Congresso e do Senado, Eunício Oliveira.

O receio de Paim é de que essas medidas, caso se consolidem, acabem servindo de referência para precarizar mais as condições dos trabalhadores terceirizados país afora.

– É muita baixaria mesmo o que estas empresas querem. É algo inconcebível, inacreditável. Que fique de alerta aos trabalhadores de todo o país. Se conseguirem diminuir o vale-transporte e o ticket-alimentação dentro do Congresso Nacional, isso vai virar moda. Já estou em contato com outros senadores. Estamos de plantão e não vamos permitir que isso aconteça – assegurou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)