O trabalho artístico de pintura do grande mural localizado no paredão da rua Bento Berilo, na subida para o Hospital São José, no centro histórico de Ilhéus, foi retomado esta semana. O artista plástico Rildo Moreira e sua equipe executam o painel ilustrativo que ocupa uma área de 700 metros quadrados, com elementos que simbolizam a história do município.

A obra está sendo realizada por iniciativa da Secretaria de Turismo e Esportes (Setur) do Município. A previsão é que o grande painel seja concluído no mês de setembro. De acordo com o secretário Josenaldo Cerqueira, além das belezas naturais, moradores e turistas podem apreciar os trabalhos dos artistas locais. “A Prefeitura Municipal, através da Setur, incentiva o artista Rildo para materializar sua arte nas ruas, e a proposta é que esse deixe nossa cidade ainda mais bonita e atrativa”, disse.

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, o painel do paredão da Ladeira da Vitória é uma intervenção interessante e segue uma tendência das cidades modernas de fazer painéis artísticos em espaços públicos. “Possibilita a integração da arte e dos artistas com a cidade; o que chamamos de arte urbana. É muito importante do ponto de vista cultural”, avalia.

Técnica – Autodidata e natural de Ilhéus, Rildo Moreira, popularmente conhecido como Rildo Foge, tem 35 anos. Há cer ade 15 anos está dedicado à cena cultural. Em seus trabalhos, o artista plástico utiliza a técnica da aerografia, espécie de pintura semelhante ao grafite, a base de esmalte sintético. Entre suas intervenções artísticas, destaca-se a pintura de um mural que retrata cenas da Bahia antiga, em uma parede da loja Alumicel, na rua Martins Tourinho, na Cidade Baixa, em Salvador.