O Papa Francisco lembrou uma série de países que vivem conflitos nesse momento na sua mensagem de Páscoa, neste domingo (27), e fez um apelo pela paz. A multidão se reuniu na Praça São Pedro, no Vaticano, para receber a benção do pontífice nesta manhã.

Ele condenou a “recusa” daqueles que “poderiam oferecer uma recepção e ajuda” aos migrantes nos países ocidentais e expressou sua confiança nos esforços de paz na Síria, em sua mensagem de Páscoa “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”).

No sábado (26), durante uma vigília pascal, o Papa disse que a escuridão e o medo não devem prevalecer e “aprisionar” o mundo com pessimismo. O apelo de Francisco à esperança na véspera da festa mais alegre do calendário cristão contrastou com sua forte condenação nos últimos dias aos ataques na Bélgica e em outros lugares por extremistas islâmicos.

Francisco entrou silencioso na Basílica de São Pedro escurecida, com apenas uma única vela guiando-o no início da vigília. Ao chegar ao altar, as luzes da igreja se acenderam, em uma demonstração simbólica da luz após a escuridão da crucificação de Jesus.