“Salve o Planeta, você que tem poder, salvemos a Mãe Terra, não há tempo a perder”. Esse foi o recado transmitido pelos alunos e gestores do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV de Itabuna durante ação de cidadania realizada às margens do Ribeirão Água Branca, na quarta-feira (25), em parceria com o Fórum Permanente das Águas. A atividade marcou o início do projeto de revitalização desse precioso afluente do rio Cachoeira, que será elaborado pelo Centro das Águas-Espaço Cidadão, com respaldo técnico da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e assinalou as da Semana da Água na cidade.

O governador distrital do Rotary Club na Bahia, Danilo Sousa Santos, prestigiou a iniciativa, que contou com dirigentes e alunos da Escola Municipal Brasília Baraúna e representantes das entidades que compõem o Fórum Permanente das Águas – Adriano Martins (TV Santa Cruz), Andirlei Nascimento (OAB-Subseção Itabuna), Eduardo Carqueja (Sindicato do Comércio), Elias Veloso (Rotary Club Itabuna), Juarez Ribeiro (Rotary Club Itabuna Sul), Daniel Piotto (UFSB). Participaram do evento também as funcionárias da Construtora Vitória, Marcela Reis e Jô Queiroz, diretora da Escola Brasília Baraúna, Katiúscia Anjos e professora Jacqueline Brito Vieira.

Para a coordenadora do Centro das Águas – Espaço Cidadão, Maria Luzia de Mello, articuladora do projeto de revitalização do Água Branca, que corta os bairros Antique, São Roque e Fátima, a atuação da LBV e das escolas que funcionam no entorno do ribeirão é fundamental para o processo de conscientização dos moradores daqueles bairros sobre sua importância para o rio Cachoeira e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Por isso, destaca e parabeniza a iniciativa da LBV de Itabuna, representada no evento pela gestora, Viviane Oliveira; assistente social, Marta Tagliacolli; educadora social, Sonia Maria Lima; voluntária, Nilma Lucas e mãe de aluno, Nailma Santos.