O futuro da economia cacaueira e a revitalização do principal organismo federal em atuação no sul da Bahia foram destacados nesta sexta-feira, dia 02 de junho, pelo vereador Pastor Matos, do PDS, de Ilhéus. Ao ressaltar a atuação da Ceplac, ele lembrou a passagem do Dia Internacional do Cacau comemorado no primeiro domingo de junho.
Desde fevereiro deste ano, quando a Ceplac completou sessenta anos de criação, o vereador vem mobilizando as lideranças sulbaianas para a preservação do órgão. Ele propôs um grande movimento para chamar a atenção do Governo Federal e do Congresso Nacional para a situação da lavoura cacaueira.

“O cacau é o nosso principal produto e a Ceplac é a um grande órgão, com relevantes serviços prestados à Agricultura. As forças vivas, políticos, agricultores e servidores do órgão devem marchar juntos em defesa de um Ceplac mais forte. A Câmara de Ilhéus participa desta luta, contribuindo para o nosso crescimento econômico”, afirmou.

O Dia Internacional do Cacau é comemorado anualmente no primeiro domingo de junho. A data foi criada em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler, durante uma conferência interamericana do cacau que reuniu especialistas de todo o mundo.