Com uma grande mobilização de militantes, lideranças comunitárias, empresários e políticos de vários partidos, além da presença do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Félix Mendonça, o PDT confirmou por aclamação em solenidade na AABB, marcada por muitos fogos e por um coro que entoava “é Mangabeira! é Mangabeira!”, a candidatura do médico e empresário Antônio Mangabeira para prefeito de Itabuna e mais 28 candidatos do partido à Câmara Municipal. Numa chapa considerada puro sangue e formada apenas por integrantes do PDT, o partido indicou o nome do advogado e empresário Marcos Wense para vice-prefeito.

A solenidade foi iniciada com uma homenagem ao engenheiro Dagoberto Brandão, que foi fundador do partido em Itabuna e uma das lideranças do PDT na Bahia, que faleceu há dez dias. Também foi exibido um filme com cerca de 15 minutos de duração sobre o médico Antônio Mangabeira, um homem de origem humilde, que veio para Itabuna muito jovem e que além de praticar esportes, conseguiu como aluno de escola pública ingressar na faculdade de medicina, formando-se depois também em administração, direito e está concluindo engenharia civil e engenharia ambiental.

O candidato Antônio Mangabeira falou da sua preocupação em diminuir o sofrimento das pessoas que vêm enfrentando problemas com a precarização do abastecimento de água, em função da crise hídrica que afetou a toda a região, numa cidade sem saneamento, com o rio Cachoeira cada vez mais poluído em função das redes de esgoto sanitário que deságuam no seu leito e com as carências evidentes nas áreas de saúde e educação.

Ele destacou ainda a importância do PDT para viabilização deste projeto, o que foi possível graças ao apoio do deputado federal Félix Júnior, “que nos acolheu com um relacionamento marcado pela honestidade e seriedade”. Falou ainda da reestruturação do partido em Itabuna com a participação de militantes históricos do PDT e construção de um projeto iniciado com a realização de mais de 30 palestras e visita a 80 bairros e comunidades com o objetivo de conhecer e discutir os problemas de Itabuna.

Também falaram na convenção, o ex-prefeito Felix Mendonça, destacando que Antônio Mangabeira é um candidato viável e competitivo, salientou que ele representa uma bandeira de renovação e de redenção para o povo sofrido de Itabuna, num país que vive um momento de mudanças; além da médica Célia Kalil que manifestou o apoio ao marido com quem está casada há 30 anos e o candidato a vice, Marcos Wense, para quem hoje o PDT vive um dos seus melhores momentos e parte para a vitória nas eleições de dois de outubro, “que Mangabeira ganha e Marcos vence.’