A Proposta de Emenda à Constituição que classifica rodeios e vaquejadas e suas expressões artístico-culturais como patrimônio imaterial brasileiro e determina que práticas desportivas que utilizem animais não são cruéis (PEC da Vaquejada) foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (10). A matéria obteve 366 votos favoráveis, 50 contrários e seis abstenções.

O relator da matéria na comissão especial criada para debater o assunto, deputado federal Paulo Azi (DEM/BA), comemorou a aprovação da medida e ressaltou a importância cultural, esportiva e econômica das vaquejadas para o país.

“Estamos tratando de uma atividade que movimenta mais de 8 bilhões de reais e que emprega mais de três milhões de brasileiros. Tive a responsabilidade de relatar essa matéria na comissão criada para discutir o assunto e lá já cheguei com a convicção da importância dessa atividade, que não é apenas uma atividade cultural e esportiva, mas é fundamentalmente hoje uma atividade econômica”, afirmou.