A boa prática na construção do Plano de Metas do município de Ilhéus foi um dos destaques da oficina promovida pelo Sebrae, em parceria com a empresa Mouve Brasil, Instituto Arapyaú, Amurc e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na terça-feira, 6, no auditório do Sebrae. O controlador geral do Município, Alex Santos de Souza, falou sobre a Campanha do Plano de Metas Participativo, que está em curso na administração municipal, a fim de definir os investimentos, programas e ações no período de 2017 a 2020.

O controlador relata que o prefeito Mário Alexandre foi citado durante o evento como cumpridor de um dos compromissos assumidos nas eleições municipais. “Ele é o único gestor, desde 2008, a tomar essa iniciativa, que é uma obrigação estabelecida na Lei Orgânica Municipal”, enfatiza Alex de Souza. Também destaca que, a partir de ações como esta, está sendo implantada em Ilhéus uma política de Estado, cujos benefícios extrapolam a gestão municipal e beneficiam toda a cidade.

Segundo explica a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueredo, o encontro, que encerra nesta quarta-feira (7), tem como objetivo preparar os gestores públicos e os seus técnicos para se aprofundarem na qualidade das despesas e melhoria das receitas. “O desafio da gestão pública vem se agigantando nos últimos anos, em função de todas as dificuldades enfrentadas pelos municípios com relação à capacidade de investimento. A arrecadação municipal tem sido fortemente impactada pelo problema econômico mundial e nossa região vive os reflexos dessas dificuldades”, argumenta ela.

Modelo – Para a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, que representa o programa Cidade Sustentável na cidade, é importante os municípios estarem juntos nesse novo modelo de administração pública. “Pensando, de fato, na melhoria da qualidade de vida da população, com aumento de receita e diminuição de custos”, ressalta.

Neste cenário, conforme observa o controlador Alex de Souza, Ilhéus executa uma boa prática de gestão, que pode servir como modelo para os demais municípios da região, para que eles possam também aderir a essa construção e elaborar o plano de metas nessas cidades.

A abertura do evento contou com a participação do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal; secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Paulo Sérgio; prefeitos de Una, Tiago Birschner, e de Uruçuca, Moacyr Leite e do secretário Jonas Sales, de Vitória da Conquista.