O sexto encontro temático do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS) reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para apresentar os indicadores e metas do setor de Desenvolvimento Social, nesta quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal.

Ampliação de famílias atendidas por meio de Programas Sociais; implementação de ações afirmativas para redução de desigualdades; inclusão de beneficiários no mercado de trabalho; e a diminuição, por consequência, do número de adolescentes envolvidos em atos infracionais, foram algumas das 12 metas que serão detalhadas em números para que a população e o poder público avaliem continuamente se as políticas públicas implementadas estão sendo eficazes na resolução dessas questões.

As metas estão em alinhamento com o eixo Equidade, Justiça Social e Cultura da Paz, do Programa Cidades Sustentáveis, assim como as metas do Plano Plurianual (PPA) para o setor.

Ao fim de oito encontros temáticos e uma audiência pública, o Comitê vai elaborar o Plano de Metas que vai servir como uma bússola, mensurando e apontando onde e o quanto cada setor deve melhorar. O Plano está previsto na Lei Orgânica e está sendo implementado pela primeira vez no município.

No site www.cgm.ilheus.ba.gov.br é possível conferir os indicadores já disponíveis, em dados abertos, além da sociedade civil poder, também, enviar sugestões de indicadores para serem monitorados. Até o momento, a Campanha já realizou encontros temáticos de Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos, Agricultura, Pesca, Indústria e Comércio.

Este encontro fez parte da Campanha do Plano de Metas Participativo da Gestão 2017-2020 do Município. A iniciativa é da Prefeitura de Ilhéus por meio da Controladoria Geral do Município e é parte do compromisso assumido pela atual gestão com o Programa Cidades Sustentáveis, articulado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus.

Agenda de reuniões temáticas

Os encontros serão sempre no Plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, de 9h às 12h. Os próximos são: 21/11 – 7º Encontro Temático do CEIS, com o tema “Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil”;

05/12 – 8º Encontro Temático do CEIS, com os temas “Planejamento, Administração, Finanças, Governo, Relações Institucionais, Assessoria Jurídica e Controle Interno, Comunicação Social e Gabinete do Prefeito”;

A DEFINIR – Audiência Pública para Apresentação e Discussão da Proposta de Plano de Metas da Gestão 2017-2020.

Instituto Nossa Ilhéus (INI) – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, com o objetivo maior de melhorar a cidade, e tem como eixos de atuação ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Tem como financiador o Instituto Arapyau. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. O INI está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Acompanhe o site www.nossailheus.org.br.