O Ministério Público da Bahia, através da 11ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, e o 2° pelotão da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental  (CIPPA) – Porto Seguro, entregaram certificados aos cinco policiais militares que se destacaram nas operações de combate à poluição sonora na cidade, durante este ano. O evento, numa parceria com o Abrigo São Vicente de Paulo e a Prefeitura Municipal, aconteceu no auditório do centro de convenções de Ilhéus, na tarde de quinta-feira, 30.

O policial Leandro Souza dos Anjos obteve o melhor desempenho operacional em 2017 e recebeu a “Carta de Elogio ao Mérito Policial Militar”, distinção instituída pelo Ministério Público. O evento contou com a participação da Procuradora-Geral de Justiça da Bahia em exercício, Sara Mandra Ruscioleli Souza, do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub – que representou o prefeito Mário Alexandre Sousa, o promotor de Justiça, Paulo Eduardo Figueiredo, o coronel Humberto Costa Sturaro Filho, representante do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, monsenhor Aldemiro dos Santos, presidente do Abrigo São Vicente, a secretária de Educação, Eliane Oliveira; major Cleber Santos da Silva, comandante a Cippa, o superintendente municipal de Meio Ambiente, Emílio Gusmão, entre outras autoridades.

Em segundo lugar, foi classificado o soldado Bruno Nunes Fagundes, em terceiro, soldado William Santos Smith; em quarto lugar, o cabo Eliton Souza de Santana; e em quinto, o soldado Luis Carlos Sérgio Cupertino. O promotor Paulo Figueiredo destaca que a iniciativa representa o reconhecimento e também o incentivo aos policiais no combate à poluição sonora.

Na oportunidade, a banda de música da PM executou o Hino Nacional e a canção “Força Invicta”, hino da polícia militar da Bahia. O coronel Humberto Sturaro, comandante da Polícia Especializada, agradeceu a homenagem do Ministério Público e parabenizou à tropa da polícia ambiental. O vice-prefeito José Nazal reivindicou ao comandante da PM a instalação de uma Companhia Independente da Polícia Ambiental sediada em Ilhéus, pela importância do município no contexto do meio ambiente. O pelotão local atualmente é subordinado à Cippa Porto Seguro.

Também estiveram presentes, o diretor do Colégio da Polícia Militar, major Ricardo Medeiros Santos, o comandante do Policiamento Regional Sul, major Nivaldo Mascarenhas, a capitã bombeiro Ana Isabel dos Santos Lemos, do 5º Grupamento, o comandante da 68ª Companhia Independe de Polícia de Ilhéus, major Robson Faria da Silva, entre outros.