Pacientes que precisam fazer o exame de tomografia computadorizada, no Hospital Regional Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista, em Ilhéus, estão tendo de aguardar ou ser encaminhados a outras clínicas. O problema ocorre porque o aparelho que faz o exame está quebrado há mais de 01 ano. A situação vexatória tem aumentado a angustia e revolta dos pacientes, que vêm principalmente dos distritos e povoados em busca do serviço.

Por conta da demora, quem precisa da tomografia para fazer tratamento, muitos deles, diagnosticados com câncer – tem recorrido a clínicas particulares. Conforme informações apuradas pela reportagem de O Defensor, o equipamento por ser automatizado está parado por falta de atualização no software, que é de origem alemã. Enquanto isso, a população de baixa renda continua sendo duramente penalizada pela má administração na casa de saúde.

“Gostaria de por aqui a minha indignação em relação a essa pouca vergonha. Pagamos caro pelo SUS e na hora que precisamos de atendimento somos maltratados, ao ponto de penar na fila do hospital. Não temos resposta, a comunidade está desesperada. Até quando esse descaso?” desabafa uma cidadã.

Texto: Fábio Roberto