Mais de 150 quilos de pescado para elaborar 36 tipos de moquecas e muita música foram os ingredientes responsáveis pelo grande sucesso do Pré-Festival de Moqueca, realizado durante a tarde do último domingo (15), na Ilha de Atalaia. O evento, realizado pela Associação de Pescadores, Marisqueiras e Moradores da Atalaia (Apema), com o apoio da Prefeitura de Canavieiras e do Centro Público de Economia Solidária da Bahia (Cesol), contou com a participação de mais de 300 pessoas, em sua maioria de turistas e teve como homenageado o antigo morador da comunidade, Cosme Bratamar, falecido no ultimo dia 15 de janeiro, e um dos maiores colaboradores da festa.

O buffet, preparado pelas marisqueiras da Atalaia, era livre e foi aberto a partir das 13 horas. Enquanto as pessoas se deliciavam com os pratos à base de pescados e mariscos como peixes, mariscos, camarões, ostras, sururus e caranguejos, os cantores Neto Ramalho e Zé Henrique entoavam canções de MPB. Todos os alimentos utilizados no preparo dos pratos são extraídos dos manguezais, rios e do mar de Canavieiras e foram manipulados pelas cozinheiras e marisqueiras durante o dia do festival.

Para o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais do Estado, o professor Ednei Mendonça, que estava no evento, o festival foi um imperdível festival gastronômico acompanhado de boa música. “O que me chama atenção é que esse festival demonstra o nível de comprometimento da comunidade com sua cultura. Sempre que posso, venho. Além de desfrutar do maravilhoso tempero das marisquerias da Atalaia, é mais um motivo pra eu vir às praias de Canavieiras, que eu adoro”, contava o assessor.

Uma das finalidades do evento é alertar os participantes e moradores dessas regiões a importância ecológica e ambiental que os manguezais, os rios e o mar têm para a cadeia produtiva desses biomas. De modo geral, as comunidades dessas áreas têm como fonte de renda a agricultura familiar de subsistência e a criação de pequenos animais, além da pesca.