O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, garantiu que na sede do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista, será implantado um moderno hospital-maternidade de alta complexidade, em parceria com o governo do Estado. E informou que nos primeiros meses de 2019 deve estar pronto o processo de licitação para a requalificação das dependências do antigo hospital, onde funcionará o atendimento de emergência para mulheres e crianças.

A afirmação foi feita durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a obra de requalificação do antigo anexo psiquiátrico do Hospital Regional Luiz Viana Filho, na última sexta-feira (9), onde serão instaladas as novas sedes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Conquista, que passará a contar com duas equipes. A ocupação do equipamento foi autorizada pela secretaria de Saúde (Sesab) do Estado.

Prefeito assegura implantação de hospital-maternidade no antigo Regional

Conforme o prefeito, o espaço físico do Hospital Regional Luiz Viana Filho será transformado em um moderno hospital materno-infantil, que contará com estrutura de obstetrícia e acompanhamento neonatal de alta complexidade. No pronunciamento feito a secretários, vereadores, profissionais de saúde e representantes da comunidade, o prefeito enfatizou que sua gestão tem se preocupado em reestruturar a rede de atenção básica à saúde, a média complexidade, além da urgência e emergência, que integram os serviços de alta complexidade.

Reestruturação – “Onde eram lugares insalubres, a exemplo da UPA 24 horas, no Alto da Conquista, e com a pediatria do Hospital Vida Memorial, decidimos oferecer mais qualidade aos colaboradores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos reestruturando as unidades de atenção básica, com doze postos reformados”, destacou o prefeito, que ressaltou a parceria mantida com o Governo da Bahia.

Também enfatizou que mais três postos de saúde estão em construção, um na Avenida Roberto Santos (Esperança), outro na Avenida Princesa Isabel, no Sarah Kubistchek, no Bairro Malhado e em Olivença. Em andamento, as obras de reforma dos postos de saúde de Banco da Vitória e Vila São José. “Além disso, ampliamos a contratação de médicos, levamos atendimento para a área de saúde em Sambaituba, Santo Antonio, e em outras localidades rurais que por vários anos as famílias não recebiam a visita médica. E temos outras estruturas para recuperar, mas com a ajuda divina vamos melhorar toda a rede básica de saúde até o final da nossa gestão”, afirmou.