Na próxima segunda-feira, dia 12, às 17 horas, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinará ordens de serviço para a obra de requalificação do antigo anexo psiquiátrico situado na área do Hospital Regional Luiz Viana Filho, na Conquista. No local, serão instaladas a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e do Programa de Saúde da Família (PSF), que passará a contar com duas equipes.

De acordo com o coordenador do SAMU em Ilhéus, Cyomar Dias, o espaço será adequado para a base do SAMU e representará um ganho para o município, que vai deixará de pagar aluguel, como ocorre atualmente com a sede instalada na Avenida Litorânea Norte, no Bairro do Malhado. Além disso, pelo fato da Conquista estar localizada na região central, haverá também melhoria para o deslocamento das unidades móveis. Na nova sede, o SAMU contará com seis ambulâncias, sendo duas na categoria “avançada”, e uma motolância.

Segundo informação da coordenadora do PSF da Conquista, Laís Duarte da Silva Rosário, o novo espaço destinado pelo prefeito ao programa possibilitará a ampliação do atendimento à comunidade da Conquista e adjacências. “Lá, contaremos com duas equipes do Programa de Saúde da Família e o serviço médico será ampliado, e ainda teremos posto odontológico, sala de vacinas e uma farmácia, além de todos os programas de enfermagem disponibilizados pela atenção básica”, adiantou.

Atualmente, o PSF da Conquista funciona na Avenida Paulista, no mesmo local da UBS (Unidade Básica de Saúde). Laís Rosário explica que mesmo com a transferência do PSF, a Unidade Básica continuará atendendo no local. “Considero que essas mudanças representam uma vitória da comunidade, que reivindicava melhor qualidade e expansão no atendimento”, disse.