O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou na noite desta terça-feira de uma reunião com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com o objetivo de discutir e implementar uma série ações voltadas para o turismo do município e as medidas envolvendo os mais diversos setores da cidade. Na oportunidade, o prefeito assinou junto com o Comtur o Protocolo de Intenções “O Turismo que Queremos”, com diversas ações conjuntas e compartilhadas voltadas para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento da cidade.
Na lista de ações está a elaboração e implantação do Plano Municipal de Turismo, que passa pela harmonização e definição sobre o volume e nicho de visitantes que são desejados pela comunidade itacareense, levando em consideração a geografia, o meio ambiente, a infraestrutura e o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Também está prevista a conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico e acompanhamento do Comtur do cronograma de implantação.
Outra ação importante é o aumento da fiscalização e combate a informalidade, tendo em vista a necessária ampliação de receitas pelo município para garantir uma prestação de serviços qualificada aos moradores e aos visitantes. Também se comprometeu a implantar o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), estrutura física relevante para o acolhimento dos visitantes, reforçando a imagem positiva da cidade.
Ainda como parte das ações conjuntas será feita a implantação do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do Circuito Turístico do Rio das Contas e Taboquinhas, que busca valorizar as atrações e belezas naturais que circundam o Rio, tendo por base o Turismo Comunitário, como fazendas de cacau, comunidades quilombolas e ribeirinhas, atrativos naturais, restaurantes e pesca esportiva. O prefeito Antônio de Anízio destacou que grande parte das ações do Protocolo de Intenções já vem sendo implementadas pela Prefeitura de Itacaré e reafirmou a necessidade da participação de todos os segmentos para que fortalecer cada vez mais o turismo da cidade.