O município de Itacaré avançou muito nos últimos dois anos nas mais diversas áreas da administração municipal, investiu em obras, projetos sociais, esportivos e educacionais, no fortalecimento do turismo e da agricultura familiar e projetou o destino turístico como um dos mais procurados do Brasil. A avaliação foi do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, na manhã desta terça-feira (12), durante a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos do primeiro semestre da Câmara de Vereadores.
A solenidade contou com a participação de todos os vereadores, do vice-prefeito Genilson Souza, secretários municipais, diretores de diversas secretarias, representantes de várias associações, clubes de serviços e sociedade civil organizada e também da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar. Em seu discurso o prefeito falou das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios brasileiros, mas que apesar de tudo isso Itacaré vem somando uma série de avanços, com melhorias nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, assistência social, transporte e trânsito, segurança além da garantia da prestação de serviços nos mais diversos setores e investimentos no turismo, na agricultura familiar e na geração de emprego e renda.
Antônio de Anízio também falou da importância da parceria com a Câmara de Vereadores na elaboração de leis e aprovação de projetos que trazem benefícios para toda a comunidade e do quanto os parlamentares têm sido presentes nas ações e contribuições para todas as melhorias e vitórias somadas pelo município. “A Câmara de Vereadores tem sido uma grande parceira do executivo municipal, tendo buscado a cada dia a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos itacarenses”, disse o prefeito.
O vice-prefeito Genilson Souza destacou a harmonia dos poderes executivo e legislativo, atuando com a independência e respeito, mas também com a parceria necessária que muito tem contribuído com o desenvolvimento de Itacaré. O presidente da Câmara de Vereadores de Itacaré, Lenoildo Ribeiro (Canelinha), reafirmou o papel de independência, mas de harmonia, colaboração e respeito entre os poderes Legislativo e Executivo Municipal e assegurou que o Legislativo permanecerá parceiro, apoiando e aprovando todos os projetos do governo que venham a trazer benefícios para os cidadãos.
Os vereadores também foram unânimes em parabenizar o executivo municipal por estar sempre aberto ao diálogo com a Câmara e com a comunidade, citaram os avanços e investimentos que vem sendo feitos no município e se colocaram à disposição do executivo em estar colaborando na elaboração das leis e projetos visando o crescimento e o desenvolvimento de Itacaré. A maioria dos vereadores chegou a citar que essa tem sido uma das melhores gestões de todos os tempos da história de Itacaré e reafirmaram que continuarão parceiros do poder público municipal para que novas vitórias sejam somadas a cada dia pelo município.
Antônio de Anízio falou ainda que além dos investimentos que vem sendo feitos na cidade, um dos grandes desafios tem sido a segurança pública e para isso a Prefeitura de Itacaré tem feito uma parceria com as polícias Militar e Civil e com os conselhos municipais buscando reduzir os índices de violência na cidade. E essas ações, segundo ele, já tem surtido efeitos altamente positivos, com a garantia da paz e da tranquilidade no município não somente nos eventos, mas durante todo o ano.
Um dos exemplos é nos eventos realizados na cidade e em especial no carnaval, que chamou a atenção pela organização, mas também pelo clima de paz e segurança. Representando a 72ª CIPM, o Capitam PM Wesley falou do trabalho desenvolvido na cidade, mas que todos esses resultados são por conta da parceria da Polícia Militar com a Prefeitura de Itacaré, que tem sido uma grande aliada da segurança pública no município.
Outro desafio, segundo informou o prefeito, tem sido a questão da educação, melhorando as unidades escolares, construindo novas salas de aulas, ofertando mais vagas para os alunos, mas também investindo em melhores condições de trabalho e na garantia de um ensino público de melhor qualidade. No entanto o prefeito conclamou a colaboração de todos que tem compromisso com a cidade, sejam os vereadores, secretário municipais, servidores púbicos, trabalhadores em educação, pais, sociedade civil organizada, cidadãos e cidadãs para que possam se unir buscando sempre o melhor para Itacaré e para o seu povo.