Desde setembro do ano passado, o vereador Paulo Meio Quilo tem cobrado aos setores competentes a retomada das obras na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul do município. Além de encaminhar indicações ao Poder Executivo, o parlamentar afirma ter se reunido também com o Superintendente da Caixa Econômica Federal, contribuindo para maior agilidade na implantação do programa em Ilhéus.

Segundo a Prefeitura, o equipamento terá três mil metros quadrados de área e uma estrutura que disponibiliza quadra coberta, pista de skate, biblioteca, telecentro, cineteatro, bicicletário e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e tem um investimento previsto de mais de R$ 2,2 milhões do Governo Federal.

Este programa do governo federal foi criado em 2010 e cabe ao Ministério da Cultura (MinC) a gestão e a coordenação da implementação desses espaços pelo Brasil, os CEUs. Depois de inaugurados, a gestão do local será de responsabilidade de um comitê composto por representantes do Poder Público municipal, da sociedade civil organizada (ONGs e Pontos de Cultura) e de moradores do local.

O espaço será aberto à população para programas e ações culturais, esportivas, educacionais, socioassistenciais e de lazer. Após a conclusão da construção do espaço, diversas atividades gratuitas serão oferecidas à comunidade do bairro Nossa Senhora da Vitória e vizinhança.

Para aprovação dos recursos para essa construção a Prefeitura de Ilhéus terá que pavimentar, com drenagem pluvial e passeios, a via de acesso à futura Praça CEU. Por isso o prefeito solicitou ao deputado federal Cláudio Cajado (DEM), proposta específica no valor de 500 mil reais, para realizar a infraestrutura exigida pelo Ministério da Cultura. A licitação para a retomada das obras será realizada dentro de mais algumas semanas.