“Foi ótimo, enriquecedor os cursos. Aprendi muitas receitas, espero que venham muitos outros. Agora vejo que não estamos esquecidos, um curso desse aqui é excelente. Indico para todas as pessoas fazerem, pois ajuda a gerar renda para as famílias”, relata Daiane Santos, moradora do distrito de Sambaituba, durante a cerimônia das entregas dos certificados dos cursos de Panificação Básica e Auxiliar na Preparação de Doces e Conservas, na sexta-feira (5), no ginásio de esportes do distrito.

Mais duas turmas de beneficiários do programa Bolsa Família do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Norte receberam os certificados com validade nacional pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos são realizados pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Adriana da Conceição realizou o curso de panificação e destaca que aprendeu muito. “Aprendi a fazer vários tipos de pães caseiros e para comercializar.  Assim que possível vou fazer para comercializar e ganhar uma renda”, destaca a aluna.

Renda familiar – Ao todo, seis turmas já foram formadas, beneficiários do Cras Oeste, moradores do Residencial Morada do Porto, Banco da Vitória, Cras Vilela, no bairro Teotônio Vilela e agora Cras Norte no distrito de Sambaituba. Os cursos que são gratuitos e ministrados por técnicos do Senai.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, esteve presente na cerimônia de formatura e lembra que os cursos têm duração de 15 dias e que em pouco tempo os alunos já podem produzir para comercializara. “Isso é muito bom, já conseguimos promover o desenvolvimento para as famílias de Ilhéus. O aproveitamento está sendo de cem por cento. Estamos fechando novos cursos com o Senai, de produção de sandálias artesanais, bolsas e de mecânica de moto”, informa.

Novos cursos – Nesta terça-feira (9), às 14 horas, será iniciada mais duas turmas, no Cras Sul,  no Condomínio Sol e Mar I e II, com os cursos de Auxiliar de Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados. E no próximo dia 29, os beneficiários do Cras Olivença iniciam os cursos de Auxiliar na Preparação de Doces e Conservas e Confeitaria Básica. Os interessados devem procurar o Cras mais próximo da sua residência, para realizar a inscrição.