Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a maioria mais de 13 milhões de desempregados do país tem entre 18 e 24 anos, correspondendo a 32% desse total. A fim de combater esse quadro preocupante, a Prefeitura de Ilhéus abre oportunidades a estudantes, através do programa de estágio supervisionado.  Jovens a partir de 16 anos, cursando o ensino médio, superior ou técnico, iniciam sua carreira profissional atuando em diversos setores da administração municipal.

A seleção e o acompanhamento dos estudantes têm o suporte do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A instituição, ligada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), segue linhas de atuação de Desenvolvimento de Carreiras, disponibilizando banco de currículos para recrutamento. “Grande parte dos estagiários do ensino médio é oriunda da rede pública. Para o nível superior e técnico, temos parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Faculdade Madre Thaís, Faculdade de Ilhéus e Instituto Federal da Bahia”, informa a coordenadora de estágios da Prefeitura de Ilhéus, Joana Paula.

Segundo o secretário municipal de Administração, Bento Lima, além da inserção no mercado de trabalho, os estagiários recebem bolsa paga pela Prefeitura de Ilhéus, o que ajuda no custeio dos estudos, evitando o abandono da sala de aula. O tempo dos contratos é de até dois anos e, em casos específicos, as horas trabalhadas podem ser contabilizadas para cumprimento da carga horária das disciplinas de estágio obrigatório.

Na tarde do último dia 16, a Prefeitura de Ilhéus e o IEL promoveram o 2º Encontro dos Estagiários, com o tema “Trilhas para Carreira de Sucesso”. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Ilhéus, com palestra do administrador Nilson Teletka, emissão de certificados e sorteio de brindes para os participantes. Para Vanessa Santana, que cursa o quarto semestre de Administração na UESC, ela conta com a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos tem sido enriquecedora. “Aumenta nossa visão profissional e segurança para encarar os desafios futuros”, afirma a jovem.