Portão de acesso que não oferecia segurança; mato alto no estacionamento, na quadra de esportes e no espaço de recreação para as crianças; salas de aula e corredores com infiltração; sanitários em péssimas condições de uso; cozinha sem mantimentos, devido aos repetidos assaltos; paredes danificadas; e infestação de formigas que atrapalhavam as atividades dos alunos e deixavam pais preocupados com a integridade física e aprendizado dos filhos.

Essas foram as condições vistas, in loco, pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, da situação da Escola Municipal Odete Salma Medauar, em recente visita feita à unidade de ensino localizada na Avenida Uberlândia, no bairro do Malhado. O prefeito esteve acompanhado pelos secretários de Educação, Eliene Oliveira, e da Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning.

Esta realidade começou a mudar desde a última sexta-feira, dia 20, quando o prefeito ilheense autorizou o início imediato da obra de recuperação da escola que vai beneficiar diretamente 400 alunos de ensino fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano escolar. Para não comprometer o início do ano letivo na Escola, o prefeito coordenou uma ação integrada entre as secretarias de Educação e de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, para a reforma emergencial do colégio, que possui nove salas de aulas e funciona nos turnos matutino e vespertino.

As ações imediatas já começaram com a recuperação do portão de acesso, capina, pintura e dedetização de todas as áreas, consertos na parte hidráulica, requalificação dos banheiros, e reorganização da cozinha da Escola Odete Salma Medauar. O prefeito Mário Alexandre disse que era forte o natural apelo de pais preocupados com a segurança e o aprendizado dos seus filhos. “Nessa fase da vida é que o aluno começa a despertar para o estudo e adquire o gosto pela escola. Logo, providências deste tipo têm que ser prioridade na gestão da educação do município”, acrescentou.