Requalificação de ruas, mais mobilidade urbana, drenagem e limpeza do canal, além da criação de espaços públicos. Foram as demandas propostas pelos representantes dos bairros Hernani Sá e Nelson Costa, em encontro realizado na noite de ontem (26), na sede da Associação dos Moradores do bairro Hernani Sá. Acompanhado de alguns membros de sua equipe, o prefeito em exercício de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, ouviu e discutiu as principais prioridades dos bairros.

Inicialmente, o presidente Hernani Reis, agradeceu a atual gestão pelo serviço de recuperação da iluminação pública do bairro que se encontra cem por cento iluminado, além de elogiar a obra da rotatória sul, como uma das boas alternativas para fluir o trânsito naquela região. O grupo pediu ao prefeito em exercício, outras melhorias como a retirada de coqueiros plantados sem um projeto de urbanização ideal, para um melhor aproveitamento dos espaços. Desde que foi construído em 1985, as obras do canal até hoje não foram concluídas e que até hoje continuam causando desconforto aos moradores.

Também foi solicitado o apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), para o fechamento de algumas ruas para práticas de convivência comunitária. Os representantes do bairro Nelson Costa, apresentaram sugestões de rota para os veículos de grande e pequeno portes, no intuito de ordenar o trânsito naquela localidade. Já a presidente da Associação dos Comerciantes da Praça Nourival Cardoso Costa, Dina Cardozo, falou dos alagamentos provocados pelas chuvas e da necessidade da limpeza dos canais.

José Nazal avaliou de forma positiva o conjunto de propostas da comunidade. “Os assuntos abordados pelos representantes quanto as questões de ordem estrutural, são inteiramente voltados para a coletividade. Iremos levar essas ideias, solicitar estudos específicos e voltar a discutir com a comunidade a viabilidade da execução. Atitudes como esta nos fazem trabalhar mais assertivamente em consonância com a comunidade”, elogiou o prefeito em exercício.  

Já o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano fahning, disse que serão feitos novos estudos que resultem na melhoria da mobilidade urbana da região. “Esses estudos contemplam a instalação de redutores de velocidade autorizados por lei que são os radares, ou lombo faixas elevadas, além da concretização do fechamento de ruas no final de semana, a fim de criar espaços de lazer, limpeza dos canais, reparo das placas de concreto dos canais, além da desobstrução da rede de drenagem”, pontuou.

 A reunião contou também com a presença do superintendente de Meio Ambiente, Emílio Gusmão; do gerente de Trânsito; Rogério Buralho; do subsecretário de Serviços Urbanos, Benilson Veloso; do presidente do Conselho de Cultura do Município, Janete Lainha e dos presidentes das Associações do Hernani Sá, Hernani Reis e do Nelson Costa, Priscila Santos, além dos membros das diretorias das associações.