A Prefeitura de Ilhéus divulgou nesta 5ª feira (28) toda a programação do Projeto Verão 2018, que se estenderá do Réveillon ao mês de março do ano que vem. O projeto é resultado de um planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) e contempla atividades de esporte, lazer e entretenimento, na mais longa e rica programação já elaborada pelo município. Ao apresentar o Projeto Verão, o secretário Roberto Lobão destacou a riqueza e a diversidade da programação que está sendo oferecida aos ilheenses e aos visitantes. “É o maior verão da história de Ilhéus e com uma participação efetiva do poder público em todas as ações que a cidade está oferecendo”, assegurou.

O Projeto começa no próximo dia 30, com a abertura dos festejos de final de ano. No circuito do “Réveillon de Alegria”, ao lado da Catedral de São Sebastião, vão se apresentar a banda A Vingadora e o cantor Wallas Arrais. No sábado (31), está confirmada a apresentação das bandas Papazoni e Cacau com Leite, além do cantor Genard. Eles farão a contagem regressiva para a chegada de 2018, com direito a um belíssimo show pirotécnico. No dia 1º de janeiro, a festa continua no circuito com a apresentação da cantora Solange Almeida, ex-vocalista da banda Aviões do Forró. As bandas nacionais contam com o apoio do Governo da Bahia.

Valorização do artista da terra – Com a política de valorização dos artistas locais, nestes dias também vão se apresentar as bandas Realce, Top Gan, Via de Acesso, Try Farol, Elétrikka e Swing Legal, além de Camilo Dória e Cabeça Isidoro, todos artistas regionais. O gestor cultural Pawlo Cidade, destacou o critério de escolha dos artistas locais. “Todos passaram por avaliações técnicas e apresentaram documentações que os credenciaram a ser contratados pela Prefeitura. Acabou o critério de apadrinhamento político”, disse.

O secretário Roberto Lobão afirmou, durante coletiva à imprensa, que Ilhéus realiza, este ano, um dos três maiores réveillons públicos da Bahia. “A cidade está lotada e em festa. A cidade pulsa turismo. A rede hoteleira está lotada por pessoas atraídas pela história e beleza da cidade e pelos festejos públicos e privados que estará realizando nos próximos dias”.

Já no dia 2 de janeiro, a programação gratuita em praça pública continua em Ilhéus. A cidade realiza mais uma edição do Projeto Vem Louvar Verão, com a participação do cantor e compositor Irmão Lázaro, um dos mais influentes artistas gospel do Brasil.

Uma academia ao ar livre – De 7 de janeiro a 18 de março, a avenida Soares Lopes, um dos pontos de maior concentração de pessoas, vai sediar o programa Lazer em Movimento, passando a ser cenário de prática esportiva e de atividades de lazer. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar técnicos para aferição arterial e taxa de glicemia. De 11 a 14 de janeiro, os olhares estarão voltados, em especial, à localidade turística de Olivença, para a tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião.

Mas no calendário tradicional, haverá uma mudança este ano. A tradicional Lavagem das Escadarias da Catedral, realizada sempre no dia 20, desta feita acontecerá dia 18. “Ao longo dos últimos anos a festa vinha perdendo força. Conversamos sobre a antecipação em dois dias para coincidir com a chegada de um transatlântico no Porto de Malhado, trazendo 4.200 turistas que poderão desfrutar da beleza cultural e religiosa da festa”, justifica Roberto Lobão.

Já nos dias 26 e 27 de janeiro, o Parque de Exposições de Ilhéus, que está sendo revitalizado pela Prefeitura, vai sediar a I Copa de Marcha da Terra da Gabriela, que vai reunir criadores do cavalo Mangalarga Marchador de todo o Brasil. 150 animais participarão do evento que terá a cobertura da revista oficial da Associação Brasileira dos Criadores e do canal de televisão MMTV.

Carnaval Cultural confirmado – A Prefeitura também confirmou a realização do Carnaval Cultural, de 24 a 28 de janeiro, com a participação de entidades carnavalescas e blocos afros e de arrastão da cidade. Na programação também está anunciada para o mesmo período a realização do Carnaval Antecipado. Mas o prefeito Mário Alexandre disse, na entrevista coletiva, que esta segunda festa só será confirmada caso o governo do Estado assuma ter uma participação significativa nos custos da produção. “Não sendo assim, preferimos investir no que considero prioridade para 2018: a recuperação dos postos de saúde do município”, disse aos jornalistas.

Em fevereiro, a Setur confirmou a realização da tradicional Festa de Iemanjá, no dia 2, com atividades nos bairros do Malhado e do Pontal. E de 21 a 25 de fevereiro, está confirmada a realização do Projeto Rally dos Mares, uma competição náutica de jet sky na baía do Pontal que atrai curiosos e um número significante dos adeptos desta modalidade esportiva.