Um clima de entusiasmo marcou a cerimônia, na quarta-feira (12), de entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes de Auxiliar de Fabricação de Pizzas e de Produção de Salgados realizados para beneficiários do Programa Bolsa Família e referenciados no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vilela, em Ilhéus. O ato contou com a presença do prefeito Mário Alexandre, secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, líderes comunitários e moradores locais.

Promovidos pela Prefeitura Municipal, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos atenderam 40 alunos, com duração de 15 dias, aulas teóricas e práticas ministradas pelo Senai e certificado válido em todo o território nacional. Ao todo serão formadas 10 turmas (duas em cada Cras do município).

O prefeito destacou a importância de aperfeiçoar e preparar a comunidade para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a sair dessa condição. “Ilhéus nunca teve cursos profissionalizantes voltados para usuários do Sistema Único da Assistência Social, agora estamos inovando e trabalhando para a população”, ressaltou.

O secretário também enfatizou a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população. “É um momento de felicidade realizar esses cursos profissionalizantes para as famílias gerarem sua própria renda”, enfatizou. Também adiantou que o próximo curso começa na segunda-feira (17, para a comunidade de Sambaituba.

Renda – Para a aluna Fátima Conceição, a experiência foi gratificante. “Valeu a pena! Precisamos desses tipos de cursos. Agora, com meu certificado na mão, vou produzir salgados em casa para ganhar minha própria renda”, festejou. Os cursos são realizados para beneficiários do programa federal Bolsa Família, além de famílias referenciadas nos CRAS Norte, Sul, Oeste, Vilela e Olivença, a fim de facilitar a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. Já atendeu moradores do Banco da Vitória, Salobrinho e Residencial Morada Porto, referenciados no Cras Oeste.

No dia 8 de outubro, também será iniciada as turmas do CRAS Sul, com aulas de Auxiliar na Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados, No dia 29 de outubro, o Cras Olivença iniciará os cursos de Auxiliar na Preparação de Doces de Conservas e de Confeitaria Básica.