A grande quantidade de contribuintes que estraram em contato com o Setor de Tributos da Prefeitura cobrando a entrega a domicílio do carnê do IPTU levou a administração municipal a prorrogar, pela segunda vez, o prazo para o pagamento da parcela única, com desconto de 15 por cento, do Imposto Predial e Territorial Urbano, em Ilhéus. O novo prazo vai até dia 27 de abril. Neste período, o Setor de Tributos vai reeditar o método tradicional da emissão dos carnês e entregá-los nas residências.

Mas o secretário de Finanças, Adriano Sales, explica que continuam disponíveis os outros métodos de emissão do documento, seja presencial, no próprio Setor de Tributos, ou pela internet, na página oficial da prefeitura www.ilheus.ba.gov.br.

Na cobrança do IPTU 2018, estão mantidos os valores do ano passado, acrescidos do Índice nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de 2,8 por cento. A Base de Cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel. A apuração do valor do IPTU é realizada a partir dos dados do imóvel constantes do cadastro da secretaria municipal da Fazenda (área do terreno, área construída, idade da construção), utilizando a metodologia e os parâmetros estabelecidos em lei e suas atualizações.

Dados da secretaria da Fazenda apontam que no município de Ilhéus existem aproximadamente 35 mil unidades prediais e 20 mil unidades territoriais. Para dirimir dúvidas, o Setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, localizado no Palácio Paranaguá, centro da cidade, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18 horas.