A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SDS), está oferecendo cursos profissionalizantes de panificação e confeitaria básica para moradores do conjunto residencial Morada do Porto, no Banco da Vitória, desde segunda-feira (6). Ministrados por equipes do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai), os cursos destinam-se aos beneficiários do programa federal Bolsa Família e famílias referenciadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a fim de facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

O objetivo da SDS é estimular a geração de emprego e renda entre famílias em vulnerabilidade social. “Nosso dever é promover o desenvolvimento social para a população ilheense. Os cursos ajudam a comunidade e proporcionam mais qualidade de vida”, salienta o secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva. De forma itinerante, serão disponibilizados cinco cursos, totalizando 10 turmas, com 20 alunos cada turma, beneficiando 200 famílias.

Os moradores receberão capacitação nas áreas de Confeitaria Básica, Panificação Básica, Auxiliar na Fabricação de Pizzas, Auxiliar na Preparação de Doces e Conservas, Produção de Salgados e Folhados. Cada curso possui uma carga horária de 60 horas, sendo 20 horas de aulas teóricas e 40 horas de aulas práticas, com direito a certificado.

O administrador do condomínio, Alex Tavares de Souza, parabeniza a prefeitura pela iniciativa. “Muitas pessoas querem se especializar, mas não têm dinheiro nem o transporte, por isso a atual gestão está proporcionando um grande ganho para a comunidade”. A presidente da associação de moradores local, Marli Oliveira, destaca a oportunidade de melhoria de renda das famílias e a moradora Maria Joana trabalho, que já tem experiência com massas, diz que já tem até planos para a comercialização dos seus produtos.

Croonograma –  No dia 27 de agosto, o Cras Vilela iniciará os cursos de Auxiliar de Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folheados. No dia 17 de setembro, o Cras Norte, oferece cursos de Auxiliar de Doces e Conservas e Panificação Básica.  Em 8 de outubro, o Cras Sul, começará as aulas de Auxiliar na Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados e no dia 29 de outubro, no Cras Olivença, acontecem os cursos de Auxiliar na Preparação de Doces de Conservas e Confeitaria Básica.