A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), realiza serviços de manutenção nas redes de drenagem pluvial nas mediações da Praça Cairu, nesta quinta-feira (28), no centro da cidade. Os trabalhos preventivos são realizados em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o setor responsável pela manutenção, limpeza e recuperação de galerias pluviais da cidade.

O engenheiro e diretor de Obras da Seintra, Gunnar Rios, esclarece que a Prefeitura e Embasa estudaram a possibilidade de realizar os serviços durante a noite, porém havia o risco de rompimentos da tubulação na rede que passa pelo local, e a concessionária justificou que não dispõe de equipes para serviços noturnos. “Decidimos, então, realizar os trabalhos durante o dia com o suporte da Empresa”, completa o engenheiro.

O diretor municipal de Obras explica também que as manutenções da rede de drenagem pluvial atendem à determinação do prefeito Mário Alexandre, com o objetivo de otimizar a capacidade de escoamento das águas pluviais pela rede de drenagem e reduzir os pontos de alagamento que causam grandes transtornos à população. E enfatiza que todas as ações seguem um cronograma de trabalho diário, com prioridade para as demandas mais urgentes.

Esgoto clandestino – De acordo com as informações da Seintra, as equipes identificaram três redes com manilhas grandes. Uma das conexões estava rompida devido à existência de esgoto clandestino. “Além do esgoto clandestino, encontramos muito lixo no local. Iremos fazer os reparos e as substituições das manilhas quebradas e finalizar com a compactação e recapeamento da via”, concluiu o engenheiro.

Equipes da Seintra trabalham diariamente em diversos locas da cidade nos serviços de construção, manutenção, limpeza e reparos nas redes de esgoto e drenagem pluvial que causam grandes transtornos à população, assim como os serviços nas redes de esgoto. A Prefeitura iniciou o programa de recuperação de ruas e avenidas nos principais eixos de mobilidade urbana da cidade, e inclui a substituição total das camadas de asfalto, sinalização horizontal e vertical.