A Prefeitura de Ilhéus realiza serviços de melhorias na Praça José Haroldo Castro Vieira (antiga Praça do Cacau), situada no bairro Cidade Nova, com intervenções no passeio e rampas de acessibilidade, pintura e meio fio. Em dezembro do ano passado, a Prefeitura restaurou as mini fazendas de cacau, que servem de atrativo turístico na cidade.

As melhorias realizadas na Praça do Cacau visam beneficiar o espaço, com conjunto de ações para a manutenção dos pontos de visitação de turistas e moradores durante todo o ano, mas principalmente no período de alta estação.

História da praça – A antiga Praça do Cacau foi implantada em 1921, pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), durante a gestão do coordenador geral José Haroldo Castro Vieira, que durante muitos anos garantiu a manutenção, com serviços de poda, limpeza, vigilância, entre outros.

Após algum tempo, depois que a Ceplac foi incorporada ao Ministério da Agricultura, a Prefeitura de Ilhéus passou a tomar conta do espaço, que é considerado patrimônio cultural da cidade. Em 2004, o diretor da Ceplac faleceu e a praça passou a se chamar Praça José Haroldo Castro Vieira.