O futebol baiano esteve representado na solenidade de posse da nova diretoria da Confederação Brasileira de Futebol. O evento, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, foi realizado na última terça-feira (9) e contou com a presença do presidente da Federação Bahiana de Futebol.

Ricardo Lima se juntou às dezenas de dirigentes de clubes e federações do país, além de autoridades políticas e do esporte, como os presidente da FIFA, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, no local. O auditório ficou lotado.


Rogério Caboclo, novo presidente da CBF 

O novo presidente da CBF, Rogério Langanke Caboclo, tomou posse para um mandato de quatro anos, de abril de 2019 a abril de 2023. Advogado, o paulista de 46 anos se torna o 20º presidente da história da Confederação.

Ao seu lado, Caboclo terá um baiano. Ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes foi empossado como um dos oito vice-presidentes da CBF.

O conquistense, que comandou a FBF entre 2001 a janeiro de 2019, levará toda sua experiência para colaborar com desenvolvimento e o fortalecimento do futebol nacional. Antes de tomar posse, Rodrigues já atuava, desde o final de 2018, como coordenador do Grupo de Trabalho em prol da perenidade dos campeonatos estaduais, criado pela própria CBF.


Novos presidente e vice-presidentes da CBF, entre eles o baiano Ednaldo Rodrigues

Além de Ednaldo Rodrigues, a nova diretoria da CBF contará com os vice-presidentes Antônio Aquino Lopes (presidente da Federação do Acre), Antônio Carlos Nunes (ex-presidente da CBF), Castellar Neto (ex-presidente da Federação Mineira), Fernando Sarney (vice-presidente desde 2004), Francisco Noveletto (presidente da Federação Gaúcha), Gustavo Feijó (vice-presidente desde 2014) e Marcus Vicente (ex-presidente da Federação do Espírito Santo).

A nova diretoria iniciou o mandato com o compromisso de ter “uma gestão transparente e eficiente”. Rogério Caboclo agradeceu o apoio dos presentes e anunciou novidades.

“Vivemos um momento decisivo. Se queremos ter o melhor futebol do mundo, precisamos acelerar a evolução dentro e fora de campo. Meu orgulho é do tamanho da minha responsabilidade com que assumo hoje. Podemos fazer mais e melhor. Sou um bom ouvinte, capaz de absorver ideias, críticas e sugestões. Abriremos espaço relevante aos ex-jogadores. Nossa gestão será construída sobre dois pilares: o da integridade e o da eficiência. A CBF colocará amanhã, no ar, o novo portal de governança. Já avançamos muito nos últimos anos. Tenho absoluta liberdade, dentro dos meus limites estatutários, para fazer tudo aquilo que acredito. Devo registrar meu agradecimento, também, às Federações, pelo apoio às mudanças que pretendo fazer, e aos clubes. Apresento nosso novo diretor de desenvolvimento do futebol, o craque Juninho Paulista, que representa o que esperamos para o futebol brasileiro, um vencedor dentro e fora de campo, pentacampeão com a nossa Seleção e com uma sólida carreira como dirigente. Organizamos um timaço que vai ajudar a CBF com sua experiência, no Conselho de Craques. Cafu, Ricardo Rocha, Muricy Ramalho, Jairzinho, Careca, Carlos Alberto Parreira, Zinho, Gilberto Silva, Juninho Paulista, Pretinha e Michael Jackson. Será um órgão consultivo, técnico e independente. Analisará, com profundidade, todas as áreas do futebol. Entre os projetos que temos, um nos dá muita motivação. Vamos construir o maior centro de desenvolvimento do futebol do país. Teremos Leonardo Gaciba como presidente da Comissão de Arbitragem. Ele substitui Marcos Marinho, que assume o comando do Centro de Desenvolvimento de Arbitragem. Vamos enfrentar, com determinação, a questão do calendário. Nossos estaduais terão apenas 16 datas. Assumo o compromisso de, a partir de 2020, as datas FIFA estarem livres no calendário. As competições nacionais não farão mais parte das datas FIFA. Nosso futebol vai se dedicar, nos próximos quatro anos, a ser mais competitivo a nível mundial, tanto a Seleção como os clubes. Vamos investir muito na base. Há poucos dias, anunciamos o especialista em futebol de base, André Jardine, como novo técnico da Seleção Sub-20. Hoje, anuncio nosso novo técnico da Seleção Olímpica, Sylvinho. Jardine, Sylvinho e Tite farão um trabalho integrado”, disse.

Já o presidente da FBF parabenizou e desejou sucesso à diretoria da CBF. “É uma diretoria preparada, composta por grandes dirigentes, com importantes serviços prestados ao futebol brasileiro. É uma honra para o futebol baiano ver nosso ex-presidente Ednaldo Rodrigues assumindo uma das vice-presidências. Ele fez um grande trabalho na Bahia, tornou a FBF um exemplo de gestão em todo o país. Parabenizo o presidente Rogério Caboclo, um homem experiente e preparado para gerir a entidade e fortalecer cada vez mais o futebol brasileiro. Desejo sucesso a essa nova diretoria e tenho certeza de que eles farão um excelente trabalho”, disse Ricardo Lima.

Além da posse, na solenidade também foi realizada a Assembleia que aprovou as contas do exercício 2018 da entidade nacional.

Confira abaixo a formação da nova diretoria da CBF:

Presidente
Rogério Langanke Caboclo

Vice-presidentes
Ednaldo Rodrigues
Fernando Sarney
Gustavo Feijó
Marcos Vicente
Antônio Aquino Lopes
Antônio Carlos Nunes
Castellar Neto
Francisco Noveletto

Secretário-geral
Walter Feldman

Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem
Leonardo Gaciba da Silva

Diretor de Desenvolvimento do Futebol
Juninho Paulista

Diretor de Registros
Reynaldo Buzoni

Diretor de Competições
Manoel Flores

Diretor Jurídico
Carlos Eugênio Lopes

Diretor de Coordenação – Série D
André Pitta

Diretor de Assessoria Legislativa
Vandenbergue Machado

Diretor de Comunicação
Douglas Lunardi

Diretor de Marketing
Gilberto Ratto

Diretor de Projetos Estratégicos
Gustavo Perrella

Diretor de Relações Institucionais
Marcelo Aro

Diretor Financeiro
Gilnei Botrel

Diretor de Governança e Conformidade
André Megale

Diretor de Patrimônio
Oswaldo Gentille

Diretor de Tecnologia da Informação
Fernando França

Foto: Lucas Figueiredo / CBF