O futebol nordestino foi tema de reunião em um hotel em Maceió (AL), na tarde desta quinta-feira (21). Lá estiveram presidentes de oito Federações da região.

Entre eles estava o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues. Acompanhado do vice-presidente, Ricardo de Lima, ele discutiu e opinou sobre diversos assuntos.

No local, os dirigentes trataram amplamente sobre uma novidade, a possível criação da Copa do Nordeste de Base. A competição envolveria as categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15.

O projeto é que o Nordestão de Base seja incluído no calendário de 2018, para ser disputado entre os meses de julho e dezembro. Com isso, para os estaduais de base ficaria reservado o período de janeiro a junho.

A intenção dos dirigentes realizar a Copa do Nordeste de Base com 18 clubes. Seriam eles os nove campeões estaduais Sub-20, Sub-17 e Sub-15, e os nove melhores classificados no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

A proposta, que tem como objetivo valorizar e formar novos atletas na região será apresentada à diretoria da CBF. Ainda no encontro foram discutidos os calendários da Copa do Nordeste, Estaduais e outros projetos para o fortalecimento do futebol nordestino.

Além de Rodrigues e Lima, a reunião contou com as presenças dos presidentes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho; da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo Neto; da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio; da Federação Piauiense de Futebol (FFP), Cesarino Oliveira; da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues; da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Rodrigues; e da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Omena Feijó. A CBF foi representada pelo seu vice-presidente região Nordeste, Gustavo Feijó.