O futuro Deputado Estadual Cacá Colchões estabeleceu metas para o desenvolvimento turístico na região cacaueira. O candidato quer fortalecer a identidade do cacau, também como produtora de chocolate, além de lutar pela requalificação do Porto do Malhado.
Para Cacá, o cacau não pode ser considerado como uma riqueza do passado, pois é preciso aproveitar o seu potencial para o desenvolvimento turístico. Transformar a região em exportadora do chocolate, e não apenas exportar o fruto, será um dos incentivos do candidato.”Cacau é o futuro quando alinhado com boas ideias. Ilhéus é conhecida mundialmente através da obra do escritor Jorge Amado, que exaltou a cultura do cacau. Precisamos vender nossa região e, principalmente Ilhéus para outros lugares, aproveitando o que já temos de concreto e também as belezas naturais”, ressaltou.
Cacá Colchões lembrou, ainda, do sucesso do festival de chocolate de Ilhéus e a implantação da estrada do Cacau, exemplos de projetos e ideias que valorizam a cultura cacaueira. “Precisamos seguir o exemplo da cidade de Gramado no sul do país, que é conhecida turisticamente pelo produto derivado do cacau, sendo Ilhéus uma das cidades exportadoras”, completou.
Outra meta estabelecida por Cacá é lutar pela requalificação do Porto do Malhado, incluindo a autorização ambiental para aumentar o calado marítimo, que permitirá receber navios de grande porte. “Hoje, o Porto do Malhado pode gerar 20 mil empregos em nossa região, por apenas um calado, que é a profundidade no porto”, explicou.