Facilitadoras, orientadoras e educadores sociais dos municípios associados a Amurc, foram capacitados nesta terça-feira, 18, na Unime – Itabuna para o atendimento específico ao público de vulnerabilidade social e ensino social. A ideia é incentivá-los a participação e a continuidade da utilização dos serviços sociais disponíveis.

Segundo a Assistente Social e Educadora da Unime, Mirian Freitas Cabral, um dos principais desafios para as equipes que atuam nos municípios tem sido a dificuldade da população em procurar ou continuar utilizando os serviços de assistência social.

Por isso, a capacitação foi uma oportunidade para os profissionais que atuam nos municípios possam incentivar a população a procurar os serviços sócio assistenciais, tanto dentro do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) quanto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou abrigamentos, nas casas de passagens.

Kelly Souza, que atua no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, em Itabuna, destacou que o encontro foi importante para a troca de conhecimento.

Aliado a isso, “conseguir enxergar ainda mais, ao longo dos 10 anos de assistência social, as dificuldades dos colegas de outros municípios, da Proteção Básica, do Cras e da Média Complexidade”.

Temas

Durante a programação foram abordadas as seguintes temáticas: Abordagem; Planejamento de atividades de acordo com a demanda dos assistidos; Identificação das demandas; Participação e continuidade dos usuários no serviço; Trabalhos com grupos de risco; Desenvolvimento da comunidade.