O prefeito Jabes Ribeiro, de Ilhéus, afirmou que nunca teve a intenção de protelar a inauguração da Praça São João Batista, localizada no Pontal, que foi totalmente reformada através do Programa de Adoção de Praças, criado durante seu terceiro mandato. Duas grandes praças da cidade, a do Pontal e a Antonio Viana, na Cidade Nova, foram totalmente repaginadas em parceria  com as construtoras Cidadelle e Cicon, respectivamente.

A declaração foi feita hoje, dia 27 de abril, durante entrevista ao radialista Gil Gomes, na rádio Santa Cruz AM. Questionado pelo radialista, o prefeito afirmou que aguardava a entrega oficial da obras por parte da empresa André Guimarães, responsável pela reforma no âmbito do programa Adote uma Praça, gerido pela Prefeitura. Para a entrega, no entanto, argumentou o prefeito, faltariam pequenos detalhes, como a instalação completa do sistema de iluminação e a definição quanto aos permissionários que vão ocupar os boxes existentes no local.

Segundo ele, por sugestão de integrantes do movimento Pontal Criativo, a devolução do equipamento à comunidade seria feita num ato conjunto, durante a primeira visita do governador Rui Costa a Ilhéus, que deve acontecer no mês de maio, quando também assinará a ordem de serviço para as obras de saneamento básico da zona sul. Entretanto, no último sábado, pessoas não autorizadas derrubaram os tapumes que protegiam a obra.

Jabes Ribeiro afirmou não se opor a retirada dos tapumes que cercavam a praça e o canteiro de obras ali instalado. “A praça sempre será do povo, não há como negar isso e estou muito feliz por, neste governo, poder, em parceria com a iniciativa privada, devolver à comunidade um equipamento desse porte”, disse.