Consolidando-se mais a cada dia, a Universidade Federal do Sul da Bahia mostrou mais uma vez sua importância não só para a Bahia, mas também para o desenvolvimento do país. Com o curso de Medicina já aprovado para a cidade de Teixeira de Freitas, a Universidade, em parceria com governos Municipal e Federal e Hospital Sírio Libanês, fez, na última semana, a Aula Magna de Abertura dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da cidade.

A solenidade foi marcada pela presença da comunidade e de diversas autoridades, dentre as quais, estavam compondo a mesa, o decano da UFSB Antônio José Costa Cardoso, que proferiu a Aula Magna; o coordenador nacional adjunto do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, Jersey Timóteo; o secretário de Saúde, Eujácio Dantas; o decano do Centro de Saúde da UFSB, Marcio Florentino Pereira; e o prefeito João Bosco Bitencourt.

O Programa de Residência Médica (PRM), que é reconhecido pelo Ministério da Educação, veio como um programa capaz de formar mais médicos que se comprometam com as necessidades da região, contribuindo com a qualidade e prestação do atendimento à população e fortalecendo o âmbito da pesquisa e estudo. De acordo com Jersey Timóteo, as especializações criadas saíram das necessidades da população do Extremo Sul. Na área da Residência Médica as especializações serão em Cirurgia geral, Clínica médica, Ortopedia, Traumatologia e Medicina de Família e Comunidade. Já na área da Residência Multifuncional, serão em Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Assistência Social.

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e toda a rede municipal de Saúde se transformarão em ambiente acadêmico para os jovens médicos participantes do PRM. Dessa forma, os alunos da UFSB poderão, ao fim do curso de Medicina, ingressar na residência já na própria cidade de Teixeira de Freitas. O Programa fortalecerá as atividades na área de saúde da cidade, e, ao mesmo tempo, ensinará aos estudantes a importância do trabalho em equipe, formando profissionais mais aptos às atividades em grupo e às necessidades atuais do mercado de trabalho da região