A Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba) realizou a culminância do projeto “Dia do Campo Limpo”, voltado para as escolas públicas da região, no último sábado (18), com a participação de alunos, professores e representantes da associação. A ação integra o Programa de Educação Ambiental (PEA), criado no início deste ano, com o objetivo de promover uma consciência ecológica mútua entre crianças e jovens da rede de educação dos municípios do Sul da Bahia.

Ao todo, seis escolas municipais da região participaram da iniciativa e a Escola Municipal Osvaldo Ramos, de Ilhéus, representou as outras instituições durante o evento. Para os idealizadores, “foi uma manhã muito rica de informações sobre a forma correta, por exemplo, de descarte dos vasilhames que acondicionam os defensivos agrícolas, além dos resultados obtidos pelas indústrias com a reciclagem”, destacaram.

A riqueza do Projeto de Educação Ambiental permitiu à Escola Osvaldo Ramos desenvolver o tema com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. A gestora ambiental, professora Cleize Sandes, ressaltou a importância da iniciativa.  “O projeto deve inspirar outros municípios a fazer o mesmo. E aqui, poder vivenciar com meus alunos este momento, fortaleceu, certamente a nossa consciência ambiental”, comentou.

A coordenadora do Plano de Ações Articuladas (PAR), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Célia Miranda, disse que a proposta serviu para fortalecer as ações aplicadas em escolas municipais. “O tema é transversal e de grande relevância para todos. Tratar o meio ambiente com seriedade é compreender a necessidade de preservação dos recursos naturais, para garantir o futuro das novas gerações”, declarou a professora.