Com uma programação composta por 24 filmes que serão exibidos até junho, o Cineclube Pixelando vai movimentar as noites de sábado e domingo do município de Itabuna, localizado no território de identidade Litoral Sul. Quem curte cinema poderá conferir a seleção de curtas e longas metragens nacionais, a maioria inédita na cidade, sendo dois filmes por sessão, com entrada a R$ 2. As exibições acontecem no Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), situado na rua Daniel Leão, 20, bairro Manoel Leão.

As sessões terão início no próximo sábado (12), às 19h. Os filmes de abertura são Tom da Terra, um curta ficcional, recém produzido, dirigido por Brenda Matos e Victor Brasileiro, que traz a história de Juca, um menino vendedor de rolete de cana que vive em uma região marcada por conflitos de terra. Em seguida, será exibido o documentário Memórias do Rio Cachoeira, dirigido por Victor Aziz, que apresenta através da música, da poesia e de imagens, uma abordagem socioambiental do Rio Cachoeira.

Já no domingo (13), também às 19h, é a vez da estreia do documentário Programe-se, dirigido pelo trio Dilson Reis, Tainan Piantavinha e Tcharly Briglia. O filme chama para o centro das discussões o impacto da convergência das mídias na linguagem e na produção de conteúdos para a televisão. A segunda exibição será a ficção Contracorrente, do diretor italiano Max Gaggino, que se passa entre as cidades de Salvador e Gênova e retrata de forma cômica e dramática a história de Marco Parodi, um italiano de classe baixa que vive um intercâmbio cultural que o marcará para o resto da vida.

O Cineclube Pixelando faz parte do projeto de dinamização do espaço NúProArt e acontecerá a cada 15 dias, entre os meses de março e junho deste ano,  contemplando também uma oficina de Produção Audiovisual para 30 jovens com idade entre 16 a 21 anos. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz). Acompanhe a programação por meio do endereço: http://www.projetopixelando.com.br/cineclube/

 

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

 

Programação

  • Dia 12/03, às 19h

Filme 1: Tom da Terra

Dir. Brenda Matos e Victor Brasileiro|26 min| FIC| 2016

Sinopse: Juca vende rolete de cana em uma estrada perto da roça em que mora com seu Avô Cosme. A região é marcada por conflitos de terra que trarão uma reviravolta da vida de Juca.

Filme 2: Memórias do Rio Cachoeira

Dir. Victor Aziz| 60 min| DOC | 2011

Sinopse: Poesia, Música e Cinema. Essas são as três linguagens por meio das quais o Memórias do Rio Cachoeira (MRC) registra a cultural da cidade de Itabuna (sul da Bahia), especialmente a sua relação com o Rio Cachoeira. Destaca temas como água, sociedade, gestão de recursos hídricos, meio ambiente, política e sustentabilidade.

 

 

  • Dia  13/03, às 19h

Filme 1: Programe-se 

Dir. Tcharly Briglia| 30 min| DOC |2016

SinopsePrograme-se apresenta diversas opiniões sobre o presente e o futuro da televisão, a partir do ponto de vista de profissionais da TV, do circuito Rio-São Paulo. Em meio às discussões sobre o impacto da convergência das mídias na linguagem e na produção de conteúdos para a televisão, os entrevistados discutem as características do público contemporâneo e o novo comportamento dos espectadores diante das atrações televisivas. Com uma análise das tendências atuais, sem desconsiderar o passado e projetando o futuro,Programe-se é um convite à reflexão sobre a importância do meio de comunicação de massa de maior penetração no Brasil.

 

Filme 2: Contracorrente

Dir. Max Gaggino| 91min| FIC| 2013

Sinopse: Contracorrente se passa no ano de 2013 entre as cidades de Gênova e Salvador da Bahia. É uma comedia dramática que tem como protagonista Marco Parodi, um jovem italiano de classe baixa. Marco mora com os pais e a irmãzinha em um pequeno apartamento no centro histórico de Gênova. A Itália está em plena crise econômica e a tensão dentro de casa aumenta quando a vó passa a morar com a família de Marco por não conseguir pagar o aluguel. Sufocado pela tensão e as contínuas brigas em casa, Marco toma a atitude de sair do próprio país. Depois de uma conversa com dois clientes brasileiros e com o apoio do seu melhor amigo Filo, Marco larga o trabalho e sob o ceticismo da família, viaja rumo à Salvador da Bahia. Em Salvador, Marco conhece Neca, um baiano descolado que se torna seu melhor amigo e apresenta a ele a Salvador de verdade. Para se sustentar, Marco vira professor de italiano. Através das aulas que ele dá no seu apartamento, Marco vive um intercâmbio cultural que o marcará para o resto da vida. Uma pessoa importante que faz parte desse intercâmbio é Mariana, uma jovem baiana desacreditada com a própria cidade com o sonho de morar na Itália. Marco se apaixona por ela e tenta mostrar as belezas da cidade através de seu olhar estrangeiro.

 

SERVIÇO

O quê: Cineclube Pixelando

Quando: 12 e 13 de março

Quanto: R$ 2

Onde: Núcleo de Produções Artísticas – Itabuna-Ba.

Realização: Núcleo de Produções Artísticas.

Apoio Financeiro: Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Imprensa: contato@nuproart.com.br

Para mais informações acesse: http://www.projetopixelando.com.br

 

 

10/03/2016

 

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

 

Telefone: (71) 3103-3442

Email: ascom@cultura.ba.gov.br

 

Maria Luísa Gouveia – (71) 99154-3321 – maria.luisa@cultura.ba.gov.br

 

www.cultura.ba.gov.br | www.facebook.com/secultba

www.flickr.com/photos/secultba | www.twitter.com/SecultBA