Todos os povos, sempre, ao se reunirem em grupo, passaram a necessitar da figura altaneira nos parâmetros da Justiça do “Guardião da Lei e da Ordem” dentro de uma fragilizada sociedade, muitas vezes representada pelo próprio chefe da tribo, ou, então, sendo delegado o poder de polícia às determinadas pessoas do grupo, e assim, supostamente imaginando ter laser e segurança. No dia 1° de janeiro, a turista gaúcha Daniela Scotto, 38, foi baleada e morreu após entrar, por engano, em uma favela na zona norte da cidade em nosso país.  Daniela apenas havia escolhido passar o Réveillon com a família na capital catarinense e foi assassinada a tiros!

A criminalidade continua a levar vantagem contra a população do nosso País. Não sabemos quem finalmente levará a vantagem – se a Lei ou o Crime – diante de tantas ocorrências de violências de assaltos em diversos locais, principalmente, nas zonas por onde proliferam indivíduos promotores dos vícios das drogas. As pessoas não podem nunca errar os percursos públicos por onde passar livremente e seguir os caminhos por onde poderiam passar sem serem abordados por criminosos sempre em busca de vítimas. Enquanto isso o Governo Brasileiro permanece em famigerado projeto de esconder as mazelas administrativas que vem criando esse abandono da nossa Pátria.

O Rio de Janeiro e outras capitais, cartões de visitas dos brasileiros, tão badaladas em informações de cidades maravilhosas, muitos políticos incautos e irresponsáveis administradores públicos deixaram transformá-las em cidades dos assaltos e da criminalidade, ocasionando a perda de seu desenvolvimento na busca de melhor fluxo turístico. A nossa grande Natal (Rio Grande do Norte), sem policia nas ruas e o crime aterrorizando a sua população. Por onde andam os administradores públicos e seus secretários de justiça no Brasil? Quem conhece os perigos e os locais destinados por meliantes do crime para a prática perniciosa do roubo, põem a mão na cabeça, pois os turistas visitantes ficam na maioria das vezes simplesmente sem saber aonde ir, e de forma inocente não têm a noção do perigo que os espera.

Diariamente na procura de lazer, milhares de turistas brasileiros e estrangeiros são torturados pelas inseguranças em seus mais flagrantes e bárbaros limites de requintes de maldade de tantos indivíduos ligados ao mundo do crime espalhados na nação brasileira. E ainda, diante desse quadro triste, o governo brasileiro se programa para oferecer desastroso indulto que na realidade é insulto ao bem-estar da nossa gente. E o pior, muitas pessoas, felizmente, apenas protegidas somente por Deus, quando desembarcam em nosso solo, ficam entregues às informações de marginais disfarçados em guias, levando-as a locais para saquear ou roubar seus pertences. Existem poucas placas de sinalizações, informando locais a serem visitados e conhecidos. Algumas que por acaso existem, são destruídas por vândalos ou pela ação do tempo.

Observando o município de Ilhéus, seus administradores além de já estarem de olhos gananciosos na cobrança do IPTU, têm responsabilidade pela segurança pública, o pode fazê-lo através de Guarda Municipal por expresso dispositivo constitucional que incluiu como órgão coadjuvante na segurança pública. Assim, as Guardas Municipais tem a função principal de proteger os bens, serviços e instalações, nos termos da lei, cuja função é de extrema relevância, podendo eventualmente, se solicitados auxiliar os órgãos policiais na manutenção da ordem pública junto com a Polícia Federal, Polícia Civil e Militar, além de outros previstos na própria Constituição Federal.

Ilhéus tem a necessidade urgente, da criação de projetos onde a segurança patrimonial e pessoal, a Ronda Escolar e Ronda da Saúde, a vigilância e proteção ambiental, o serviço de salvamento e apoio à defesa civil, as ações recreativas e educativas, a colaboração com as autoridades municipais, com as polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros.

Ai está uma fórmula para arrumar uma cidade que merece respeito, e somente os políticos que estão aí pleiteando votos para as próximas eleições como cabos eleitorais, não têm conhecimento!  Esses prepostos a candidatos a deputados, senadores e presidentes, que poderão nos visitar, devem abrir mão de seus próprios interesses, e sentir que Ilhéus tem uma história de glorias e honras. Nos que se dizem amigos de Ilhéus, falta à busca da coragem de ser trabalhador, sério, honesto em seus propósitos de ajudar e fazer de Ilhéus uma terra de paz e progresso. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia