O silêncio se tornou uma pratica para a proteção de homens conhecidamente praticantes da desordem moral fazendo crer que com muitos segredos de justiça, jamais deixarão de denegrir a imagem da nossa sociedade. A Lei permite a muitas pessoas calar para não agravar suas dificuldades de esconder a verdade. Em outra hipótese, comenta-se sobre a ação criminosa da coação da falsa confissão ou do falso testemunho.

Muitas pessoas perderam a noção da qualidade de vida em todos os quadrantes do nosso Universo Celestial. Tem gente que afirma: “quem perde a vergonha merece ser dono do mundo”! Uma forte afirmação essa idéia, porém, o universo dos desmoralizados acaba muito cedo, ele mesmo se condena e executa sua própria punição, é uma questão de tempo. Tudo isso porque a única pessoa que fica conosco por toda a nossa vida somos nós mesmos. Quem melhor do que si próprio poderá avaliar o grau de desventura de um ser humano especializado nos caminhos do crime! Como uma pessoa pode buscar dentro do seu íntimo uma resposta acalentadora que o faça dormir em paz e viver a plena felicidade dos justos?

O Brasil é um País realmente cheio de contradições quando se fala em estado de justiça! O que vemos são atentados desvirtuando a soberana verdade! O mais intrigante na compreensão dessa passagem de estado de direito, é que “a verdade”, tem que possuir uma só face. Duas verdades não necessitam a presença da ampla e irrestrita justiça para delinear quem tem a verdadeira razão! Porventura, não foi instalada a denegação de justiça ou conspiração para silenciar a honra em benefício do conhecimento das coisas corretas, tornando-as inconstantes? Quem são os indivíduos considerados os réus e quais os meios transparentes para que as leis sejam cumpridas? Não estamos com isso dizendo que inexiste a Justiça, que ela não é soberana, apenas cobramos informações sobre os inúmeros atentados contra a integridade física e financeira contra pessoas, que ocorre em nosso mundo moderno e nem todos são punidos na proporcionalidade dos erros cometidos.

São tantos políticos praticando atentados ao erário público. Ficam de lado as reais necessidades básicas para oferecer aos brasileiros uma melhor forma de vida. Passeiam esses tais indivíduos de maneira nefasta num caminho que dificilmente oferecerá o bem-estar social para a população que trabalha e contribuiu com suas obrigações impostas em tantas contribuições com impostos e taxas criadas por normas, leis ou decretos. O nosso País tem no Superior Tribunal de Justiça (STJ) 33 ministros. Foi criado pela Constituição de 1988. Poucos conhecem ou acompanham sua atuação, pois as atenções nacionais estão concentradas no Supremo Tribunal Federal. Verificamos no site oficial que está escrito informações afirmando que o STF é o tribunal da cidadania. Exclamamos diante de tantas incertezas colocadas nas notícias de todos os meios de comunicações: Com todo respeito, será mesmo?

No contexto atual quando observamos a atuação da Justiça em nosso território brasileiro, causa bastante admiração, pois existe pouca esperança de que um dia será uma Nação de respeito, podendo oferecer às novas gerações bons exemplos! Todos os dias surgem notícias de formações de grupos de pessoas inescrupulosas, com incitações desastrosas de uma ganância de ânsia de riqueza financeira, sugando as verbas orçamentárias. Não tem dinheiro que dê para tantas falcatruas! A população e associações de classes quando se manifestam para exigir que esses indivíduos não continuem na prática de corrupções e deixem de manchar o nome de nosso País são tratadas mal.

Ficamos calados num ar tristonho em saber através de noticiários da imprensa, que: “Um em cada três integrantes dos Conselhos de Ética da Câmara e do Senado pararam no Supremo Tribunal Federal (STF) em plena investigação, onde tramitaram os processos contra deputados e senadores. Recordamos que os 63 congressistas (entre titulares e suplentes indicados pelos partidos) que compõem atualmente os dois colegiados responsáveis pela missão de encaminhar os processos de cassação contra os parlamentares envolvidos com já esquecido bicheiro Carlinhos Cachoeira, 20 foram alvos de inquérito ou ação penal na corte máxima da Justiça brasileira”. Os brasileiros que votam sem medir as condutas e qualidades morais de certos candidatos e escolhem seus representantes políticos, precisam analisar suas escolhas!

É muito difícil vaticinar ideias acerca dos gastos extorsivos extraídos dos cofres públicos nas apurações judiciais dos avantajados processos ligados ao Java Jato. Visando apurar tantos atentados criminosos, o nosso País é penalizado com despesas de locomoções de inúmeros réus e autoridades da justiça, transportes aéreos e viaturas de forma geral, atuações de contingentes policiais determinados para manutenção de segurança tanto para proteger como prender criminosos de lesaram o patrimônio público. Não esquecendo que nos locais onde são apurados os crimes, existem necessidades de verbas destinadas ao consumo de energia elétrica, água, cafezinho, alimentações para a turma do poder judiciário, materiais diversos, uniformes padronizados de forma geral da justiça, gastos com processamento de dados através de informática para elaborações de muitos processos, papeis e impressoras, e muitos outros que desconhecemos as origens. Parando por aí, quanto dinheiro sai dos cofres da nação brasileira visando apurar delitos e os autores desses escândalos e deslizes com desvios de verbas não as devolvem de onde retiraram. Enquanto isso as necessidades básicas como educação, saúde, segurança e alimentação da população são destruídas de forma insensata, verificada pela ação violenta de desemprego de tantos brasileiros.

O Parlamento brasileiro esqueceu os seus reais objetivos em suas decisões sociais e econômicas para com a nossa Pátria. Os programas de assistência social foram colocados fora da necessidade primordial do povo. Estão jogando o Brasil na linha de Pobreza. Os pobres trabalhadores vivem pagando seus impostos, sempre estão lutando com tantas dificuldades para a sua atual e difícil sobrevivência familiar. Enquanto isso, quantos empresários sem responsabilidades nem compromissos com o nosso país, devendo vergonhosamente a previdência, e tendo acordo com programas para negociar suas dividas. Como acreditar em buraco da previdência, se tudo vem da má gestão, divulgada por informações inteligentes e sensatas no Brasil. Antigamente foram os portugueses que levaram, o nosso ouro, as nossas riquezas, depois os holandeses e hoje são muitos políticos insensatos e desumanos destruindo os sonhos dos brasileiros, os quais estão pagando as contas dessas insuportáveis mazelas praticadas contra a soberania e fortunas da nação brasileira. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia