A cidade de Ilhéus foi predestinada anos após anos aos desmandos de administrações públicas compostas por indivíduos calculistas, enganadores e desumanos. Porque propagandas e festas com banquetes entre a classe polititica não representam satisfações e progressos para os munícipes. O IPTU, a exemplo, está se aproximando e os ilheenses timidamente esperam a chegada do arrocho fiscal e outros impostos que não deixam boas recordações para a sobrevivência da população. Antes das eleições, houve promessa de regularização visando oferecer melhores condições e alivio dos exorbitantes valores.
O custo de vida em todo o nosso município atualmente, aqui se paga tantos impostos, são criados valores por aprovações de famigerados vereadores, como no caso, o IPTU que vem marginalizado os custos de vida de muitos munícipes de Ilhéus que nada vêm em benefícios da nossa população. Quer dizer, onde está o dinheiro desses impostos se a cidade está desarrumada em seus aspectos urbanísticos e sociais. Por onde andam os representantes do povo eleitos e atuantes com fatura de promessas e conversas eleitoreiras? Alguém tem noticia e conhecimento do significado “CINQUENTINHA”? Deve permanecer essa lembrança na consciência da classe política ilheense que tudo quer e nada faz. A população deve observar as suas próprias atitudes nas escolhas de certos candidatos malandros por índoles.
E o que pensam os administradores acerca dessas coisas? Eles no mínimo têm a certeza das coisas que fazem, apenas não interessa a transformação para que seja visto a força do trabalho que traga bem-estar aos cidadãos ilheenses. Mas, são também cegos e nada vêm, são surdos não escutam os reclames da sua população e mudos quando não interessa dar nenhumas respostas sobre os inúmeros e antigos descasos com bagunças, e que se explodam os que ficam falando que está tudo errado, e isso já está acontecendo há muito tempo.
Enquanto isso, a cidade vive em completo abandono em suas necessidades básicas. A saúde sendo anunciada como salvadora da saúde pública, com inauguração de hospital, que não sabemos se pertence ao município de Ilhéus, ou faz parte de engodos induzidos de politicagens sendo praticas de indivíduos irresponsáveis. Os munícipes imaginam os ditames da sua manutenção, se existe desmanche do Hospital Regional, postos médicos precisando de organização que atendam as necessidades de pessoas carentes, e assim, o poder público ludibriando a nossa população com falsa organização social e política. E quando observamos proximidades de novas eleições, jamais podemos acreditar que serão bons tais investimentos, aliados aos jogos de interesses em busca do poder.
As coisas que são realizadas de quais formas com as verbas de arrecadações em nosso município? Ainda são observados lixos e destroços espalhados por todas as vias públicas por onde deveriam ser utilizados aos transeuntes. Semáforos apagados, nenhuma prestação de serviços de manutenções dessas importantes necessidades que devem permanecer sempre ativas, visando organizar o trânsito caótico e irresponsável demonstrando sérios perigos todos os dias, na maioria das vezes danosa pela falta de educação de muitos condutores de veículos, notadamente os famosos motoqueiros, apreciadíssimos em suas inconvenientes manobras apressadas.
Quem quiser sentir pena de Ilhéus, Princesa do Sul de antigamente, vale verificar que existem a presença de lixo em várias vias públicas de nossa cidade. E muitos caras de pau que faturam em seus empregos na prefeitura, propalam que as coisas andam bem. E, isso acontece nas passagens dos anos tais fatos desastrosos, e muitos políticos continuam falando que o próximo ano continuará trazendo o progresso para a cidade Ilhéus. Muitos estão cegos, surdos e mudos em suas tacanhas atitudes de gerir os destinos administrativos de uma cidade que merece respeito.
Esperamos que os eleitores observem a carruagem já com novos príncipes encantados de todas as qualidades de partidos, prometendo que vão salvar Ilhéus e tirar de desgovernos cheios de marasmos. É de causar nojo ouvir desses bem pagos falsos profetas, alimentados nessas conversas mole para boi dormir, que estamos assistindo espetáculos que trarão boas realizações para o futuro político de Ilhéus. É o caso do antes e do depois, sendo uma verdadeira falta de compostura e cumprimento da palavra de honra empenhada para com eleitores, principalmente os de baixas rendas e pobres, trabalhadores e sendo abusados da sua confiança.
E, não sabemos até quando vão perdurar tantos estados de coisas desastrosas na política brasileira! O governo brasileiro completamente desarmonizado com o futuro do nosso país, seu único projeto vem sendo a aprovação da Reforma da Previdência e para tanto comprando apoios de deputados mercenários, e assim, vem destruindo tantos sonhos de pessoas que trabalham e vivem marginalizados pelas questões de trocas de favores individualistas dessa famigerada classe política. Ninguém jamais poderá continuar a vida toda a enganar o povo. A população precisa entender que a sua voz é soberana e quando for necessário o uso da hora da verdade, os que usam a malandragem para gozar de benefícios próprios serão agraciados pela perca da sua dignidade e todos continuarão dando enormes berros: como existem tantos políticos desonestos e corruptos em nosso País! PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia