Estamos perdendo a oportunidade de sair às ruas a fim de dar um basta em tantos golpes generalizados e neles estão os políticos mais famosos em denegrir a imagem do nosso País. São fúnebres manobras contra nossos direitos, e pagamos afinal tantos impostos que viram propinas para enriquecimentos ilícitos de criminosos burlando as leis do Brasil. São verificadas muitas notícias, alertando a opinião pública sobre as enfermidades do corpo político numa demonstração da urgente necessidade de mudanças das pessoas que dirigem o nosso país. São desconhecidas coisas visando melhorar aquilo que a razão diz que deve ser evidenciado sempre no respeito a todas as pessoas espalhadas em nossa nação.

Tantas delações premiadas e a postura da nossa população, sobretudo desconhecendo os modelos dessas artimanhas de muitos indivíduos para não residirem nas celas dos presídios, locais escolhidos por eles mesmos. São tantos golpes premeditados contra a Nação Brasileira que não dá para entender quanta morosidade da Justiça e também verificar que uns prendem e outros soltam. Os brasileiros não encontram as cabíveis soluções para corrigirem as insuperáveis anarquias que mexem profundamente com os seus legítimos direitos de cidadão. São tantos os desmandos que surgem diariamente que provoca a falta de confiança nos julgamentos dos poderes judiciais, tornando a nossa sociedade realmente promovida a ré.

Estamos verificando mudanças escandalosas em todas as camadas sociais e não encontramos mais escolhas positivas em correntes políticas de direita e esquerda, que possam criar a transformação de nosso país o qual vive em rumo direcionado com imponderáveis atitudes desleais em todas as camadas sociais e assistir normas políticas sempre envergonhando a todos nós. Passamos tantos acontecimentos escandalosos: Mensalão, Petrobras, BNDES, JBS e outros tantos outros, numa grande proporção de atos criminosos contra a economia brasileira, tendo como maior inimigo do Brasil a corrupção monstruosa, prejudicando os brasileiros, destruindo a situação financeira e acelerando demissões de trabalhadores sofrendo as trágicas marcas de desempregos em massa.

Passamos pela vergonhosa devassa que envolveu alguns políticos na apuração da PF na “organização criminosa” desbaratada na “Operação Carne Fraca”, em diversas empresas distribuidoras desse produto alimentício e agora não sabemos como proteger a saúde ingerindo produtos caros e duvidosos. O Governo continua tentando tapar o sol com peneiras de desgoverno, e o que se aponta é a falta de fiscalização nos vários fluxos de comércios de gêneros alimentícios, principalmente em supermercados; não se fiscaliza com rigor as qualidades e produtos vendidos em nosso País.

Verificam-se inúmeros observadores afirmando em todo o Brasil e alertando para a velha história: “Impunidade é a eterna palavra que parece caracterizar a política brasileira”. Com as condições econômicas e financeiras se deteriorando no país, a imagem do Brasil está muito mal. Existem muitos investidores que estão retraídos em relação ao Brasil devido a fatores como falta de crescimento, inflação crescente, o terrível sistema tributário, falta de pessoal treinado, leis trabalhistas ruins, não cumprimentos dessas leis, etc. O escândalo vai apenas aumentar o ceticismo entre os investidores no curto prazo. Podemos dizer que é muito difícil estimar o impacto e a duração dessas crises. Até porque não sabemos se ela está no começo ou no meio. Sabemos com certeza que não está no fim.

Analisando bem e para desconforto da população brasileira, a Petrobras entrou em crise num momento em que o país permanece em crises éticas, morais, sociais e econômicas. Essa coincidência é muito perversa para a civilização brasileira. A maioria das empreiteiras que prestam supostos serviços no Brasil detonou parte da nossa economia. A crise nas principais empreiteiras nacionais não deve acabar tão rápida, e seus responsáveis não sabem onde colocar tanto dinheiro ou mesmo contabilizá-lo honestamente. Virou uma doença grave que vem contaminando o nosso país cheio de políticos infectados com os vírus da roubalheira e do enriquecimento ilícito na conturbada política de troca de favores eleitoreiros. Esse é, provavelmente, o maior e mais petulante escândalo na história do país, assistido por uma justiça morosa e indecisa em seu requinte de punição.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já aprovou repassar para a conta de luz uma indenização de R$ 62,2 bilhões às empresas de transmissão de eletricidade. O valor será pago em oito anos e, só em 2017, deve ter impacto de 7,17% nas contas. A disparada da conta de luz mostra que a política de redução do preço da energia deu errado, mas especialistas divergem sobre quais foram os motivos do fracasso. O único consenso é o papel fundamental da seca, sobretudo a partir de 2014, que esvaziou os reservatórios das hidrelétricas e forçou o acionamento das usinas térmicas, mais caras. E agora os brasileiros vivem amargurados com tantas bandalheiras sem fiscalizações corretivas e inúmeras contas a pagar criadas pelas evasivas e falsas condutas administrativas do governo impopular insistido em manobras improdutivas contra o futuro da população. Criaram famigeradas bandeiras: amarela, vermelha e verde lançando a culpa na população pelos erros da política econômica brasileira ocasionada em desvios de verbas públicas.

Torna-se bastante difícil enumerar quais os políticos são causadores dessa doença que contaminou o Brasil. São muitos trapaceando todos juntos, e a justiça pensativa nas condenações e não se sabe onde está ou mesmo se devolverão todo o dinheiro subtraído do erário público. Corrupção no SUS, nos hospitais públicos e alguns privados, os desvios de fundos e a saúde pública nos Estados e Municípios. Em tudo existe a falta de ética e honestidade e não estão oferecendo condições no momento para se acreditar num país bom para o futuro promissor e feliz. Ainda, como contrapeso a temerária reforma de uma previdência que divide muito as opiniões públicas acerca da sua qualidade de poder financeiro ou se está falida como o governo afirma, e muitos brasileiros não acreditam na sua manutenção plena em benefícios dos trabalhadores. Nada poderá mudar no Brasil sem a revolta popular ordeira e organizada banindo ações de tantas facções criminosas que vivem brigando pelo poder. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus – Bahia