O frio, o mal e a escuridão existem? O mal é a ausência de Deus em nossos corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz. Fica muito triste quando observamos muitas pessoas fecharem os olhos para próximo. Todo mundo fala, todo mundo vê tantos desencontros e sofrimentos alheios, e olhando os moradores de ruas do jeito que estão não dá para ficar satisfeito no Brasil que faz parte hoje de um teatro dramático de magoas e decepções políticas. Quantos seres humanos passando fome, sem roupas descentes, dormindo debaixo das marquises das residências e casas comerciais, doentes e desnutridos! Isso não é qualidade de vida para nossos brasileiros cansados da desigualdade!

Aqui em nosso país brigam por coisas que foram criadas por indivíduos da classe política, fatos originados pela falta de ética e dignidade. Observamos muitos comentários das necessidades de pessoas carentes sobre a campanha do agasalho! Tudo isso é a presença do desconforto do frio aniquilando pessoas consideradas pobres. Você, que está sentado agora comodamente em sua casa, crie consciência, a culpa disso tudo é de todos nós, pois quem está praticando essas mazelas são os nossos representantes através do voto popular. Governo vive soltando verbas altíssimas visando à aprovação de Reforma de Previdência e para tanto adquirido apoios nefastos de deputados mercenários. Gastos na apresentação de tantas propagandas enganosas, e observamos que para a população, “elite”, “classe média”, “pobres”, não adianta nada querer colocar a culpa em uma instituição hierárquica, de nada vai adiantar descobrir o culpado, temos é que achar a solução para banir os falsos profetas políticos e criar uma nova estrutura social e humana.

A cada ano que passa, são encontradas mais e mais crianças abandonadas, que desde cedo entram no mundo das drogas, sendo exploradas por seus pais tendo que pedir dinheiro nos sinais. Os homens de bem desse país, se colocar na sua consciência o lado correto que deve seguir o Brasil, verão que nenhuma criança nasce na rua, todas possuem famílias. Jamais escolheram esse caminho por opção. Precisamos acreditar que é uma imprevisível questão de sobrevivência. E, nessa trajetória são assediadas por pessoas inescrupulosas, e que de forma perversa abusam desses menores. E assim, passam a serem adotadas pelo mundo do crime pela sua pobreza de espírito dos miseráveis caminhos que são obrigados a passar.

Quantos falam por ai a fora: lugar de criança é na escola, porém, vejo esse dito local sempre como “sem-vaga”! Como educar com poucas escolas e professores reclamando dos baixos salários e sendo espancados em salas de aulas! Crianças que moram nas periferias e criaturas pobres são muito mais propícias a se afundarem, irem por esse caminho sem volta, mas a culpa não pertence a elas, a culpa é de todos, de seus pais, de todos os governos, anteriores, atual, que ignoram o sistema socioeducacional, administram mal ou não tratam com a devida importância esse problema. É problema dos ricos, dos pobres, não importa a classe social. Esses assuntos de abandonos têm marca registrada absolutamente em todas as cidades do nosso País. Conversar com uma criança de rua ou algum jovem infrator de nossa cidade, nos leva a uma reflexão bastante assustadora! Hoje em dia é mais fácil ter acesso a um “baseado” do que comprar pão, como isso?

Depois, de uma formação em família tão deficiente, de uma falta de base imensurável, sofrem o golpe final: as drogas. Além de extremamente oprimidos, eles não sabem, não possuem autoestima, e estão completamente acostumados com a violência em casa e nas ruas. Quantas vezes verificamos exclamações de familiares, parentes e amigos dizendo a jovens mergulhados nas drogas: “quero que você desapareça, e leve consigo todo o mal que causou. Não tenho mais motivos para esconder todo o desprezo que sinto por você”. Parece outra dimensão capaz de dar expressão às atividades do subconsciente sem controle exercido pela razão.

De acordo com os órgãos competentes, a polícia e órgãos de repressão, praticamente todos os crimes urbanos praticados hoje em dia estão envolvidos com as drogas.  Infelizmente o final desse caminho é sempre o mesmo, morto por um “adulto” que um dia foi uma criança abandonada! Escrevo com desvelo e carinho aos meus semelhantes, a notícia, alertando a opinião pública sobre as enfermidades do corpo político e oferecendo informações sobre a necessidade da mudança das pessoas para melhor e buscando aquilo que a razão diz que deve ser, e sempre respeitando o parecer das outras pessoas espalhadas em nosso mundo.

Assim como o frio e a escuridão, o mal que muitas crianças recebem bruscamente no mundo em que vivem é simplesmente a ausência do bem criado por Deus que muitas pessoas ainda não absolveram no Brasil, notadamente, as necessidades básicas das famílias consideradas financeiramente pobres. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia