O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa foi eleito a personalidade com maior credibilidade entre os brasileiros, segundo revelou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (4).
Aposentado desde o segundo semestre do ano passado e afastado dos holofotes desde então, Barbosa ganhou notoriedade e o respeito de grande parcela da população após sua atuação durante o julgamento do mensalão.
Apesar de ter alcançado o topo da lista, a nota alcançada por Joaquim Barbosa está longe de ser considerada alta: 5,9 em uma escala de 0 a dez, em que 0 seria nada confiável e 10, totalmente confiável.
No extremo oposto do levantamento, realizado nos dias 25 e 26 de novembro com 3.451 pessoas em 185 cidades, está o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que ficou com média 2,3.
A segunda posição da lista ficou com a candidata à Presidência em 2014 Marina Silva, hoje na Rede Sustentabilidade. Ela atingiu média 5,3, à frente de Aécio Neves (5), o terceiro da lista.
A presidente Dilma Rousseff teve má avaliação entre os entrevistados, conseguindo nota 2,9 e aparecendo na antepenúltima colocação. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve a mesma média que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 1ª instância: 4,7.