Uma quadrilha envolvida em extorsões composta por seis pessoas, das quais quatro policiais militares, foi desarticulada na quarta-feira, 28, pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil. Os homens sequestravam parentes de traficantes e extorquiam a família.
A polícia observou que havia aumentado, nos últimos meses, o número de ocorrências envolvendo sequestro mediante extorsão ou chantagem praticadas por pessoas que se identificavam como policiais. Os sequestradores exigiam algum tipo de pagamento em dinheiro ou bens (carros e motocicletas), para mantê-los longe de novos problemas com a polícia.

Pelos depoimentos das vítimas, a maneira de agir da quadrilha era sempre a mesma e a descrição física dos criminosos é muito semelhante. O diretor do DCCP, delegado Moisés Damasceno, disse a quadrilha agia com muita violência e se apresentava como integrantes da Polícia Civil.
Damasceno explicou que os policiais escolhiam estes alvos, acreditando que, por serem pessoas com atividades ilícitas ou processadas no passado por algum tipo de crime, jamais procurariam a polícia para denunciá-los.
A Polícia Militar afirmou não aceitar o comportamento de policiais que não honram a farda que vestem e informou que eles irão responder até a última instância na esfera administrativa.

A quadrilha:

Formavam a quadrilha, três policiais militares da ativa, um ex-policial, um comerciante e um mototaxista. Os dois últimos criminosos atuavam como ‘X-9’, termo pejorativo usado como sinônimo para informante.
Lúcio, 35 anos, lotado na Rondesp/Central, Maurício, 34, da 39ª CIPM/Boca do Rio, e Clovis, 33, da 23ª CIPM/Tancredo Neves, além do soldado Danilo Pereira Silva, 30, ex-policial, foram presos em pontos diferentes e foram levados para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.
Já o comerciante Clemílson Meira Santos, 25, e o mototaxista José Vitor Pires de Novaes, 29, estão nas delegacias de Repressão e Furtos e Roubos (DRFR), na Baixa do Fiscal, e Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), nas dependências do Detran.

Apreensões:
Quadrilha formada por policiais militares é desarticulada 1
Com a quadrilha, foram apreendidas cinco armas e munições para diversos calibres, além de R$ 4 mil, uma motocicleta, dois automóveis Gol, placas, registros do Detran, coletes antibalísticos, balaclavas, fardas das Forças Armadas, bonés, facas, celulares, algemas e roupas. Também participaram da captura dos criminosos policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil.