O último Encontro da Oralidade será realizado nesta sexta-feira, dia 17, às 19 horas, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto. Mãe Ilza Mukalê irá receber Carla Candace, bacharela em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz e integrante do Kisimbi – Núcelo de Produtoras Pretas de Audiovisual.

Com entrada gratuita, este último encontre propõe a reflexão acerca da negritude, afromisoginia e lesbianidade, como também a importância de discutir esses temas em espaços como o terreiro de candomblé, que possui uma grande quantidade de jovens, em sua maioria negra e diversa entre si.

A convidada do último encontro, Carla Candace, também é poeta no grupo PPMP, artesã, documentarista e fotógrafa, com a qual desenvolve um trabalho de militância diária contra o racismo, a afromisoginia e a lesbofobia. Seu trabalho pode ser conferido no perfil @candacefotografia.

A atividade faz parte da terceira edição do projeto Mãe Ilza Mukalê, promovido pela Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, com promoção do Estado da Bahia e apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia e Teatro Popular de Ilhéus. A atração da noite ficará por conta da Orquestra Afro Gongombira.

Encontros da Oralidade

O projeto-piloto surgiu de uma forma bem despretensiosa, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, quando os membros mais jovens se reuniam, aos sábados, para rodas de conversa com Mãe Ilza Mukalê e outros mais velhos.

A partir daí, surgiu a primeira edição do projeto, formalizado através de um edital, com oito encontros, onde ela conversava sobre diversos temas ligados às religiões de matriz africana.

A segunda edição foi voltada para capacitação de jovens negros e de terreiro de Ilhéus, com 40 jovens formados como agentes culturais.

Esta terceira edição difere das outras duas, pois é direcionada para mulheres negras e indígenas, unindo a capacitação com os Encontros da Oralidade.

Mais informações: matambatombencineto.blogspot.com